Break free from the productlife cycle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A maioria das empresas constroem suas estratégias de marketing em torno do conceito de ciclo de vida do produto - a idéia de que após a introdução de produtos inevitavelmente ele segue um ciclo decrescimento, maturidade e declínio. Ao posicionar seus produtos de forma inesperada, as empresas podem alterar a forma como os clientes mentalmente categorizá-los. Ao fazer isso, eles podem mudar osprodutos apresentados na fase de maturidade para trás - e impulsionar novos produtos para frente - em fase de crescimento. Existem três estratégias de posicionamento que os marqueteiros usam para mudaro pensamento dos consumidores:
REVERSE POSITIONING (POSICIONAMENTO REVERSO) – recomendado para empresas de serviços
Supõe que, embora os clientes queiram algo mais do que o produto de referência,eles não querem necessariamente um desfile interminável de novos recursos. Portanto o posicionamento reverso “remove sagrados atributos do produto”. Isso permite que o produto assuma uma nova posiçãocompetitiva dentro da categoria, movendo-se para trás da maturidade, em uma posição de crescimento na curva de ciclo de vida. Exemplos:
• IKEA: varejistas normais entregam os móveis em casa, etrabalham duro para os móveis durarem para sempre. Na IKEA, o consumidor sente-se a vontade, nenhum vendedor o perturba, ele pega seu produto escolhido em caixas e já leva pra casa e os móveis não são feitospara durar pra sempre. As lojas tem um ar ultra moderno, restaurantes internos, local para deixar as crianças durante as compras. Além disso, pode-se comprar peças decorativas e até brinquedosestilizados.
• Commerce bank: aberto 7 dias da semana, inclusive de noite. Os clientes podem ter escolhas limitadas e taxas inferiores a outros bancos, porém o banco oferece café de graça e jornal, além demoedas para os clientes jogarem nas máquinas de fliperama.
• JetBlue: com o preço mais barato a companhia de aviação não oferece refeições, não tem tarifas de embarque e não há primeira classe....
tracking img