Brasil e sua descoberta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BRASIL FOI DESCOBERTO PELOS PORTUGUESES, POR QUÊ?


Segundo o historiador Bóris Fausto evita se falar em descobrimento ou até mesmo achamento do Brasil. O Brasil não foi descoberto nem achado, pois era uma terra absolutamente vazia que os portugueses acharam (era uma terra ocupada pelos índios) onde os mesmos foram expulsos e escravizados no tempo da colônia e milhares morreram através dedoenças trazidas pelos portugueses. Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Conclui se que embora quase exclusivamenteutilizado em relação à viagem de Cabral, o termo "descoberta do Brasil" também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes de Cabral. Quando portugal chegou ao Brasil no litoral da Bahia já havia duas nações indígenas ocupando aquelas terras seriam eles os tupinambás e os tupiniquins. história do Brasil completou o quinto centenário no ano 2000, uma perspectiva nao muitovista, pois partiria do princípio de que apenas com a chegada da esquadra de Cabral teve início o processo histórico nas terras que hoje formam o Brasil, desconsiderando os povos nativos que ja habitavam as terras brasileiras.

RELAÇÃO QUE SE ESTABELECEU ENTRE OS PORTUGUESES E OS POVOS INDIGENAS BRASILEIROS.


O encontro entre portugueses e índios teve um choque evidente entre as culturas.Osindígenas não reconheceram os animais que traziam os navegadores,foi oferecido aos indios vinho e comida mas eles rejeitaram,eles ficaram muito curiosos pois viram objetos nunca vistos por eles.Foram celebradas missas e os indios passaram a conhecer a fé que tinha os portugueses,mas nao houve um interesse na fé catolica por parte dos indios. Os primeiros contatos foram de estranheza e de certaadmiração e respeito.Os portugueses começaram a explorar o pau Brasil das matas e a partir daí começam a exploração do índio pois os portugueses davam aos índios coisas superfolas mas como não era de conhecimentos deles eles aceitavam em troca do seu trabalho, da sua mão de obra.Alem de explorar dos índios eles usaram de violência para conseguir seus objetivos.


DESIGUALDADES QUE MARCARAM A RELAÇAOENTRE INDIOS E PORTUGUESES.


Para tomar as terras os portugueses chegaram ate a matar os indígenas e a transmitir doenças para dimizar e tomar as terras. Por causa dessas ações, hoje resulta a pequena quantidade de índios que temos hoje, pois assim que Portugal chegou às terras brasileiras somavam 100 milhões de nativos. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto,deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço, e eles achavam a cultura do índio inferior e grosseira comparada as deles .Os portugueses achavam que deveriam converter os índios ao cristianismo e com isso os índios acabaram por perder sua cultura e também sua identidade.
Enfim para os indígenas a terra era coletiva, onde produziam a sua subsistência, daí com a chegada de Portugal tudo muda, semdefesas, os índios acabam por submeter se as vontades e humilhações dos portugueses,sua defesa era simples estacas de madeira enquanto a dos portugueses eram armas de fogo.
REFLEXOS GERADOS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
A plena cidadania do índio depende de sua integração à sociedade nacional e do conhecimento, mesmo que precário, dos valores morais e costumes por ela adotados. Os indígenaspor viverem em matas e em grupos muitas vezes acabam por contrair doenças e por viverem em um lugar onde não existe acesso acabam morrendo. Para os homens, a suposta inferioridade de negros e índios, como dois dos três elementos étnicos formadores da população brasileira, era o maior desafio para a construção de uma nação viável e para a elaboração de uma identidade nacional, a condição indígena é...
tracking img