BRASIL REDESCOBERTO, ESCALA PORTUGUESA À ÍNDIA

603 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE GAMA FILHO – BACHARELADO EM HISTÓRIA

BRASIL REDESCOBERTO, ESCALA PORTUGUESA À ÍNDIA
Tratado de Tordesilhas; conhecimento prévio e assinado interesse português na não desconhecida Terra de Vera Cruz.
Vanessa Rocha
História do Brasil I – Candelária
Professor: Marcos Sanches
Em 08/05/2013

“Redescobrindo a Terra de Vera Cruz”, “Brasil, achado de Portugal”, “Brasil de 1.500: oficialmente descoberto”... São várias as denominações que podem ser mais bem aplicadas ao “descobrimento” do futuro Brasil, usando maior coerência com o que de fato foi o ocorrido.
O Brasil não foi descoberto em 1500, mas sim, tomado posse propositalmente por Portugal. Querendo manter sua potência marítima intacta, Portugal precisava estar à frente e, para isso, era necessário manter um foco: Encontrar a rota para as Índias, a fim de ter acesso pioneiro aos produtos (especiarias necessárias) e seus recursos minerais, sem passar por intermediários. Mas Portugal não era o único que mantinha esse interesse, afinal também não era o único que sabia da existência de novas terras ao Sul do Atlântico.
O recém-formado Reino da Espanha, também uma potência marítima, mantinha interesse nas terras do novo mundo, já exploradas por ela, após as conquistas de Colombo no continente, então pouco conhecido. Esse interesse comercial conjunto com Portugal (tendo em vista a confirmação da existência de terras no continente ao Sul do Atlântico por navegadores das duas potências) aumentou a concorrência e os conflitos entre ambos, devido a necessidade de expansão oceânica. Por conta disso, resolveram entrar em um acordo para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas. Esse acordo de “paz” foi chamado de Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas não foi de comum acordo à vista de Portugal em primeira instância, visto que D. João insistiu propositalmente em alargar seu território demarcado, chegando até a atual América do Sul, a partir das ilhas de Açores e

Relacionados