Brasil colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil Colonial
- O objetivo é reconstruir teoricamente o processo da formação social, econômica, política e cultural do Brasil a partir dos estudos dos clássicos do pensamento social brasileiro: Caio Prado Júnior, Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Holanda.
- Nesse sentido para compreender o Brasil é considerar os processos que envolveram o chamado “descobrimento do Brasil”, por consequênciao processo de colonização e o conjunto de atividades econômicas voltadas para o mercado externo, que passa a determinar o processo de produção e reprodução da vida social brasileira.
- O “descobrimento do Brasil” se insere no contexto de constituição e desenvolvimento de um novo modo de produção, em que a expansão marítima e comercial se constitui em mecanismos estratégico e fundamental paracompor a chamada acumulação primitiva de capital.
- Assim “descobrimento do Brasil” e colonização não podem ser compreendidos como processos naturais e desvinculados do novo ordenamento econômico-social e político que se constitui a partir do século XV, embora já se registre antecedentes nos séculos anteriores.
- A colonização portuguesa na América não é um fato isolado ou um acontecimento fatal dosimples fato do descobrimento.Não podemos esquecer os antecedentes dos determinantes históricos, sociais, econômicos e políticos que determina tal processo.
- Para Caio Prado Júnior a expansão marítima dos países da Europa, depois do séc. XV, se origina de simples empresas comerciais levadas a efeito pelos navegadores daqueles países. Deriva do desenvolvimento do comércio continental europeu,que até o séc. XIV é quase unicamente terrestre, e limitado, por via marítima e que no século XV se amplia.
- A grande rota comercial do mundo europeu a partir do séc. XIV se amplia e se registra a descoberta, a exploração e expropriação das Ilhas de Cabo Verde, Madeira, Açores. O século XV, se desenha um plano mais amplo com outras rotas contemplando rotas como o Oriente e com contornos naÁfrica. Não podemos esquecer aqui que o contato com as Índias e a constituição do comércio das especiarias.
- Portanto, as grandes navegações e a descoberta de novos territórios se articulam a história do comércio europeu em ampla expansão a partir do século XV.
- Com as grandes navegações e a partir daí se desencadeia por objetivos e interesses econômicos e políticos das grandes potências europeias,como é o caso de Portugal, o povoamento de novos territórios, cujo objetivo foi uma perdurabilidade, de um arcabouço de atividades econômicas básicas internas cujo eixo de gravitação era o mercado externo -, o mercado mundial em emergência e consolidação.
- Nesse sentido, o processo de colonização é o elemento que proporciona e articula no território brasileiro as linhas de forças que contribuírampara perfilar as particularidades da formação social, política, econômica e cultural do país.
- Nestas condições, a colonização precisa num contexto mais amplo e de intensas modificações no mundo que inicia o processo de constituição ainda era entendida como aquilo que dantes se praticava; fala-se em colonização, mas o que o termo envolve não é mais que o estabelecimento de feitoriascomerciais.
- A ideia de povoar a América e por consequência o Brasil nasce e se constitui desse processo sócio-histórico, em que Portugal será pioneiro. Organizando a vida social e a produção comercial destinada ao mercado externo.
- Nesse contexto, cabe considerar, ainda, que no processo de colonização foi adotada mão de obra escrava e de outras raças como indígenas, além da constituição de ummercado para a comercialização, no continente, de negros africanos.
- Nesses termos, para Caio Prado Júnior, no seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do...
tracking img