Branding 101 como criar uma marca.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo do branding 101 é ajudar o jovem profissional a navegar nesse emaranhado conceitual. Para que serve o marketing? Simples: o valor de uma empresa é resultado de sua capacidade de gerar caixa, que é medida basicamente, por seu volume de vendas estão indo bem e sua margem de lucratividade. E como saber de as vendas esta indo bem? Olhando como elas estão evoluindo em relação aoscompetidores, ou seja, avaliando a participação de mercado da empresa. Muito bem, estão concluímos que o objetivo de uma empresa pode ser definido, de forma simples, como a construção de valor, por meio de vendas, margem e participação de mercado. E onde entram as marcas nessa historia? Marcas são a essência do marketing, pois são um dos principais ativos das empresas para alcançar esses objetivos. Por quê?Em suma, porque ajudam na construção de diferenciais competitivos na mente dos consumidores, gerando experimentação e lealdade, e permitindo a definição de preços mais atrativos para a empresa. Conclusão: a forca de uma marca esta na sua capacidade de ajudar a empresa a construir valor por meio de vendas, margem e participação de mercado. Uma marca muito conhecida pelos consumidores, mas que nãofaca isso, tem pouco ou nenhum valor. As quatro etapas da construção de marcas Propomos a seguir um modelo de construção de marca composto de duas fases de duas etapas cada. Isolar as atividades desta maneira é um mecanismo didático que permite compreender melhor como se constrói marcas. Mas os desafios de construção de marcas são difíceis, pois não há uma separação perfeita entre as etapaspropostas e a gestão de marcas não pode ser considerada uma atividade linear. A construção planejada de marcas pode ser separada em duas grandes fases: um em que se desenha a estratégia da marca, e outra em que se executa a estratégia definida. Uma marca é um conjunto de percepções. De certa forma então, a primeira fase é teórica, pois, mesmo que esteja terminado, o consumidor ainda não viu nada arespeito da marca. O consumidor só vai perceber a marca quando se passa a fase pratica também chamada de ativação da marca. A fase de desenho da estratégia pode ser subdividida em duas etapas chave: a definição do seu quem etapa 1 e de o que a marca oferecera, o que etapa 2. Em marketing, tudo deve começar pelo consumidor assim, definir seu publico algo é o primeiro passo. Depois é preciso definir qualserá a proposta da marca para esse publico.

Feito isso, é necessário partir para a execução, tão importante quanto o desenho da estratégia. Afinal, o consumidor vê apenas o que lhe é comunicado, o resto é, literalmente, documento interno da empresa. Agora, é preciso fazer o consumidor preferir a sua Marca na pratica etapa 3, de nada adianta você ter um grande produto se ninguém sabe que vocêexiste, mas isso não basta, seu publico precisa encontrar sua marca etapa 4. Ou você nunca passou por uma situação de entrar em uma loja procurando certa coisa para comprar, e não achála? Em boa parte dos casos, isso resulta em venda perdida, pois o consumidor pode comprar uma alternativa Tudo isso deve levar em conta o ambiente competitivo, na construção de marcas, seus esforços devem ser sempredefinidos e avaliados em comparação com os da concorrência. Alem disso, tendências de mercado, ambiente legal, social e econômico, dentre outros fatores, devem ser considerados. Para uma efetiva construção de marca, é necessário também definir objetivos e sistemas de medidas e incentivos para as variáveis finais de negocio vendas, margem e participação de mercado e de cada etapa. Definidas demaneira breve as fases e etapas da construção de marca valem olhar cada uma delas de forma mais aprofundada, sem a intenção de esgotar os temas. Mas sim fornecer um conhecimento básico e pratico pronto para aplicação.

Marca Famosa: “Fogo de Chão” - Brazilian Steak House Etapa 1 – Quem Para pessoas que saborearem o tradicional churrasco de carne bovina, carne de suínos, caprinos e ave. No sistema de...
tracking img