Braga 1988 O Processo Decisorio Em Organi 14665

7715 palavras 31 páginas
o PROCESSO DECISÓRIO EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS:
CO:\'lPORTAMENTOS CO\1UNICATIVOS
Nice Braga*

I. Introduçi.'o: ::. C OIl1lmicaçâ() organizacional: influências históricas; 3. COlllportalllcl1f()s cOlllunicatil'os no IJrocesso decisório; -I. E!tilos decisórios: 5. Conclusão.

Análise e descrição detalhada dos comportamentos interpessoais comunicativos ocorridos durante o processo decisório, Influências históricas sofridas pelas comunicações organizacionais e pelas organizações brasileiras. Diferenças e semelhanças entre os processos decisórios de empresas públicas e privadas.

1./ntrodução

Este artigo é fruto de uma tese de doutorado defendida na Universidade do Texas, em Austin, TX, EUA, em 1985, intitulada O processo de decisão organizacional em organizações brasileiras. Consiste em um estudo sobre processos de decisão organizacional como processos de comunicação (interpessoal, não-verbal, simbólica e cultural) nas organizações. Foram analisadas duas organizações brasileiras de médio e grande portes. A partir daí, realizou-se um estudo comparativo entre uma organização do governo (A) e uma organização privada (B), sob a ótica dos processos de decisão e de comunicação.
A fase de coleta de dados levou cerca de três anos e meio de pesquisa de campo, em que a autora utilizou variadas técnicas de análise qualitativa, entre elas a observação participante, questionários, entrevistas, shodowings e análise de documentos escritos.
Este artigo, o terceiro de uma série de três (os dois anteriores foram publicados, respectivamente, na RAP 3/87 e 1/88), faz uma análise detalhada, com vários exemplos de dados coletados ao vivo, dos comportamentos interpessoais (comunicativos) que ocorrem durante o processo decisório e tenta explicar as relações entre as diversas fases e os respectivos comportamentos comunicativos, buscando compreender o que essas comunicações nos falam sobre as organizações em que ocorrem. Para facilitar a compreensão do assunto, os comportamentos

Relacionados