Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Botânica












Nome: Breno Fernandes dos Santos Nº: 4
Prof: Magno
Tema: dicionario e morfologia do morango


Informaçoes Botânicas do morango

Sistema radical
Possui um sistema radical fasciculados e superficial, com 50% a 90% das suas raízes localizadas nos primeiro 20 cm do solo e 25% a 50% dos primeiros 7,5 cm. Quando maduro, o morangueiro possui entre 20 e25 raízes primárias e milhares de raízes materiais. As raízes primárias são as que penetram no solo e vivem geralmente apenas um ano podendo, em condições favoráveis, viver um período de tempo maior. As raízes secundárias têm funções de absorção de nutrientes e e de água e servem como acumuladores de reservas durante o inverno. As raízes nascem adventiciamente a partir da base das folhas novas aolongo da coroa, mas emergirão apenas se estiverem em contacto com o solo. No seu conjunto, o sistema radical de uma planta adulta apresenta um aspeto fasciculado, de cor amarelo pardo e tanto mais claro quanto mais jovem e sã for a planta.
Caule
O caule do morangueiro é um rizoma estolhoso curto e com formato cilíndrico e retorcido que se ramifica e do qual emergem em roseta as folhas trifoliadasformando um conjunto a que é dada a designação de coroa. A planta é constituída por uma ou mais coroas onde crescem influrescências, estolhos, coroas ramificadas e raízes adventícias. Cada coroa constitui uma unidade independente da planta que cresce apenas alguns centímetros em comprimento, conferindo ao morangueiro um hábito em roseta. Cada coroa possui um número de folhas em várias fases dedesenvolvimento e agrupadas em espiral no eixo. A base da coroa encontra-se protegida pelas estípulas das folhas mais velhas e mortas. Por cima destas encontram-se as folhas verdes maduras, as quais possuem também estípulas de proteção.
Folhas
As folhas, de cor verde, mate ou brilhante, consoante as variedades, são constituídas por três folíolos (trifoliadas), pilosos, de margens dentadas edispõem-se em espiral a 2/5, estando cada sexta folha quase por cima da primeiro, numa disposição que permita a máxima exposição à luz. O tempo que medeia entre a emergência das folhas sucessivas em plantas que estejam em crescimento ativo é de cerca de 8 a 12 dias e cada uma delas tem uma duração que varia entre um e três meses. A taxa de emergência depende fundamentalmente da temperatura, sendo maior naPrimavera e no Verão.
O pecíolos das folhas, possuem na sua base duas estípulas de proteção, onde se encontram os gomos, os quais podem evoluir em estolhos ou em novas coroas.
Estolho
O estolho é um ramo especializado que difere dum ramo-coroa pela elongação dos primeiros dois entrenós. Um estolho novo emerge das estípulas-bainha da folha subjacente. Os estolhos surgem na Primavera e Verão, quandoos dias são maiores. O primeiro estolho emerge, geralmente, na axila da primeira folha. Os primeiro e segundo entrenós do estolho alongam-se por vários centímetros terminado numa bráctea e num gomo axilar. Os terceiro e seguintes entrenós são muito curtos, possuindo os nós folhas trifoliadas em gomos axilares, constituindo as plantas-filhas (os clones). O primeiro gomo axilar da planta-filha podeproduzir um novo estolho com dois nós e outro clone e assim sucessivamente.




Inflorescência, flor e fruto
A inflorescência é terminal, emergindo das estípulas-bainha da folha, imediatamente abaixo dela, em simultâneo com a expansão da folha. O eixo de crescimento da inflorescência termina numa flor primária que mantém uma posição dominante no desenvolvimento da inflorescência. Cada eixo dainflorescência termina numa única flor produzindo brácteas que irão suster o outro eixo com uma flor de ordem inferior e assim sucessivamente. Desta forma, uma inflorescência típica apresenta uma flor primária, que é a mais velha, duas flores secundárias, quatro flores terciárias e oito flores quaternárias.
As flores são pentâmeras, agrupando-se em corimbos e possuindo pedúnculos compridos...
tracking img