Botanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01 - Qual a função e as partes externas de uma raiz?
A raiz faz a fixação da planta ao solo, retira e distribui alimentos, funciona como órgão de reserva, alimentação e como uso medicinal. Regiões:Coifa- protege o cone vegetativo da raiz, com função de proteção contra o atrito e a transpiração excessiva. Zona lisa, de crescimento ou de distensão- região de desenvolvimento celular (região dealongamento), com a função de promover o crescimento da raiz. Zona pilífera- região de pelos que são prolongamentos das células epidérmicas, apresenta tecidos diferenciados com função de absorção. Zonade ramificação- com a queda dos pelos, esta região fica protegida pela exoderme; função de formar as raízes secundárias.

02 - Qual a diferença entre uma raiz axial e fasciculada?
Raiz axial é umaraiz central muito desenvolvida que cresce em direção ao centro da terra. A partir desta raiz se desenvolvem ramificações (raízes secundárias) pouco desenvolvidas. Típica de gimnosperma edicotiledôneas. Ex: quebra-pedra. Raiz fasciculada são ramificações enredadas, originadas do caule ou da folha da planta, dão suporte fixando a planta ao solo. Típica de monocotiledôneas.

03 - Cite duasadaptações específicas das raízes e suas funções.
Respiração (raízes respiratórias), nas plantas de manguezais. Absorção da umidade do ar (raízes aéreas), como nas orquídeas.

04 - Cactos são plantasadaptadas a climas secos. Eles têm uma aparência bem característica devido ao caule verde e grande quantidade de espinhos. a) Por que a transformação de folhas em espinhos é uma adaptação a ambientes secos?A água não evapora e mantém-se em seus caules grossos e verdes, para onde foi transferida a função da fotossíntese. Tem a forma de espinhos para se proteger dos animais que as procuram para encontrarágua. Os espinhos crescem de estruturas especializadas chamadas areolas.

b) Por que o caule do cacto é verde?
Caules verde, suculentos e espessados são capazes de realizar fotossíntese e...
tracking img