Mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Turma: 1° ano – Manhã
Grupo: Danielle Costa;
Maryana Vieira;
Thays Nascimento.
Professor:Leonardo Geanio

O Que é Mito?
Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadaspelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis.Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência aindanão havia explicado.

Características de um Mito:
-Tem caráter explicativo ou simbólico;
- Relaciona-se com uma data ou com uma religião;
- Procura explicar as origens do mundo e do homem por meiode personagens sobrenaturais como deuses ou semideuses;
- Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através desuas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.

Mito Grego:
Medusa
O mito de Medusa tem várias versões, mas os pontos principaisrefletem estas características acima. Como Midas ela não pode facilitar a proximidade, um transformava tudo em ouro com apenas um toque, ela é mais solitária mais trágica, não pode sequer olhar, poistudo o que olha vira pedra, Medusa tira a vida, o movimento com um simples olhar, também não pode ser vista de frente, não se pode ter idéia de como ela é sem ficar paralisado, morrer. A Medusa é umafigura do mundo mitológico da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que elatinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos. Era uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e Esteno), Medusa era...
tracking img