Boss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A lei da gravitação universal, proposta por Newton, foi um dos maiores trabalhos desenvolvidos  sobre a interação entre massas, pois é capaz de explicar desde o mais simples fenômeno, como a queda de um corpo próximo à superfície da Terra, até, o mais complexo, como as forças trocadas entre corpos celestes, traduzindo com fidelidade suas órbitas e os diferentes movimentos.Segundo a lenda, Newton, ao observar a queda de uma maçã, concebeu a idéia que ela seria causada pela atração exercida pela terra. A natureza desta força atrativa é a mesma que deve existir entre a Terra e a Lua ou entre o Sol e os planetas; portanto, a atração entre as massas é, com certeza, um fenômeno universal.



[pic]


LEI DA GRAVITAÇO UNIVERSAL





Ainda que os efeitos dagravidade sejam fáceis de notar, a busca de uma explicação para a força gravitacional tem embaraçado o homem durante séculos. O filósofo grego Aristóteles empreendeu uma das primeiras tentativas de explicar como e por que os objetos caem em direção à Terra. Entre suas conclusões, estava a idéia de que os objetos pesados caem mais rápido que os leves. Embora alguns tenham se oposto a essa concepção, elafoi comumente aceita até o fim do século XVII, quando as descobertas do cientista italiano Galileu ganharam aceitação. De acordo com Galileu, todos os objetos caíam com a mesma aceleração, a menos que a resistência do ar ou alguma outra força os freasse.


Os antigos astrônomos gregos estudaram os movimentos dos planetas e da Lua. Entretanto, o paradigma aceito hoje foi determinado por IsaacNewton, físico e matemático inglês, baseado em estudos e descobertas feitas pelos físicos que até então trilhavam o caminho da gravitação. Como Newton mesmo disse, ele chegou a suas conclusões porque estava "apoiado em ombros de gigantes". No início do século XVII, Newton baseou sua explicação em cuidadosas observações dos movimentos planetários, feitas por Tycho Brahee por Johannes Kepler. Newtonestudou o mecanismo que fazia com que a Lua girasse em torno da Terra. Estudando os princípios elaborados por Galileu Galilei e por Johannes Kepler, conseguiu elaborar uma teoria que dizia que todos os corpos que possuíam massa sofreriam atração entre si.


A partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessários para manter os planetas em suas órbitas. Ele calculoucomo a força deveria ser na superfície da Terra. Essa força provou ser a mesma que da à massa sua aceleração.



A Teoria da Relatividade de Einstein acrescentou uma ligeira distorção do espaço para ajustar a órbita dos planetas às observações astronômicas. Se a Lei da GravitaçãoUniversal de Newton era uma lei puramente matemática, a Teoria da Relatividade utiliza umas equações matemáticastão complexas que não só a interpretação física é difusa como também a própria interpretação matemática é na maioria dos casos imaginária. Um amigo de Mensa, o herbívoro, sublima as teorias de Einstein e também teve sempre muita imaginação.


Em princípio, parece que deveriam existir duas causas diferentes na teoria da gravitação. Uma que justificaria a força gravitacional clássica ou Lei daGravitação Universal de Newton e, outra, o problema da precessão anômala da órbita de Mercúrio explicada pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein.


Matematicamente, o problema está mais ou menos resolvido pela combinação da Lei de Gravitação Universal deNewton e a Teoria da Relatividade de Einstein, uma vez que se conhece a quantificação dos intercâmbios devidos às forças gravitacionaisentre energia cinética e potencial gravitacional e a manutenção da energia mecânica.


A interação gravitacional é a responsável pelas variações entre energia cinética e potencial elástica associadas a uma massa na estrutura reticular da matéria ou globina com simetria radical. Na página seguinte deste livro em linha falaremos da energia mecânica e do princípio de igualdade entre massa inercial...
tracking img