Boot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Boot
Em informática, boot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.
Muitos computadores podem executar apenas códigos existentes na memória de trabalho (ROM ou RAM); os sistemas operacionais modernos são normalmente armazenados em disco rígido, CD-ROM ou outros dispositivos de armazenamento. Logo que o computadoré ligado, ele não tem um sistema operacional na memória. O hardware do computador não pode fazer as ações do sistema operacional, como carregar um programa do disco; assim um aparente insolúvel paradoxo é criado: para carregar o sistema operacional na memória, precisamos de um sistema operacional já carregado.

Sistema de iniciação ou Boot loader
A solução para o paradoxo está na utilizaçãode um pequeno e especial programa, chamado sistema de iniciação, boot loader ou bootstrap. Este programa não tem a completa funcionalidade de um sistema operacional, mas é especialmente construído para que seja capaz de carregar outro programa para permitir a iniciação do sistema operacional. Frequentemente, boot loaders de múltiplos estágios são usados, neste caso vários pequenos programas secomplementam em sequência, até que o último deles carregue o sistema operacional.
Os primeiros computadores programáveis tinham chaves no painel frontal para permitir ao operador colocar o sistema de iniciação na memória antes de iniciar a CPU. Este poderia então ler o sistema operacional de um meio de armazenamento externo como uma fita de papel.
Uma hipotética linguagem de máquina para o sistemade iniciação, poderia ser tão simples como as oito instruções seguintes, que fazem a leitura dos dados da fita:

1 - Faça o registrador P = 8
2 - Verifique se a fita de papel está posicionada
3 - Se não estiver retorne ao passo 1
4 - Leia um byte da fita
5 - Se chegou no fim da fita pule para o passo 8
6 - Armazene os dados lidos no endereço do registrador P
7 - incremente o registradorP
8 - pule para 1

Nos computadores modernos o processo de iniciação começa com a execução pela CPU de um programa contido na memória ROM (o BIOS do IBM PC) em um endereço predefinido (a CPU é programada para executar este programa depois de um reset automaticamente). Este programa contém funcionalidades rudimentares para procurar por dispositivos que podem conter um sistema operacional e quesão, portanto, passíveis de participar de um boot. Definido o dispositivo é carregado um pequeno programa de uma seção especial deste.

Segundo estágio do sistema de iniciação
O pequeno programa normalmente não é o sistema operacional, mas apenas um segundo estágio do sistema de inicialização, assim como o Lilo ou o Grub. Ele será então capaz de carregar o sistema operacional apropriado, efinalmente transferir a execução para ele. O sistema irá inicializar, e deve carregar drivers de dispositivos (device drivers) e outros programas que são necessários para a operação normal de um sistema operacional.
O processo de inicialização é considerado completo quando o computador está pronto para ser operado pelo usuário. Computadores pessoais modernos tipicamente levam cerca de um minutopara executar o processo de inicialização (deste tempo, cerca de 15 segundos são devidos a cada chamada do processo de inicialização, e o restante para carregar o sistema operacional). No entanto, sistemas mais complexos como servidores podem levar vários minutos para terminar o processo de inicialização e carregar todos os serviços. Para garantir maior disponibilidade, estes iniciam certos serviçospreferencialmente antes de outros.
Muitos sistemas embutidos, ou embedded systems, podem iniciar instantaneamente -- por exemplo, esperar um minuto para uma televisão ligar é inaceitável. Assim, estes sistemas têm seu sistema operacional inteiro na ROM ou na memória flash, podendo executá-lo diretamente.
Em computação, uma sequência de inicialização compreende toda e qualquer operação que um...
tracking img