Boneco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROSA HARUMI UENISHI

TAXA DE INCIDÊNCIA DE SOROCONVERSÃO DOS ANTICORPOS IgA ANTIENDOMÍSIO NUMA COORTE DE PACIENTES COM ALELOS DO ANTÍGENO LEUCOCITÁRIO HUMANO PREDISPONENTE PARA A DOENÇA CELÍACA

BRASÍLIA, 2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

ROSA HARUMI UENISHI

TAXA DE INCIDÊNCIA DE SOROCONVERSÃO DOS ANTICORPOSIgA ANTIENDOMÍSIO NUMA COORTE DE PACIENTES COM ALELOS DO ANTÍGENO LEUCOCITÁRIO HUMANO PREDISPONENTE PARA A DOENÇA CELÍACA

Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasilia.

Orientadora: Profa. Dra. Lenora Gandolfi
Co-Orientador: Prof. Dr. Riccardo PratesiBRASÍLIA
2013

RESUMO

CONTEXTO: A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada do intestino delgado desencadeada por intolerância permanente ao glúten em indivíduos geneticamente predispostos pelos alelos do Antígeno Leucocitário Humano (HLA) classe II HLA-DQ2 e/ou HLA-DQ8, sendo o marcador sorológico para anticorpos da classe IgA Antiendomísio (IgA-EMA) utilizado para detecção eauxiliar na confirmação de novos casos de DC por ter especificidade e sensibilidade próximo a 100% considerado como valor preditivo positivo (VPP).
OBJETIVO: Determinar a taxa de incidência de soroconversão dos anticorpos IgA-EMA numa coorte de pacientes com alelos HLA predisponente pertencentes aos grupos de risco permanente para desenvolvê-la atendidos no Ambulatório de Doença Celíaca doHospital Universitário de Brasília (Amb/DC-HUB) eaté 14 anos de acompanhamento (1998 até 2012).
MÉTODO: 456 frequentadores do Amb/DC-HUB com alelos HLA predisponente para a DC, os quais atendiam aos critérios de inclusão exclusão estabelecidos no estudo, compuseram a coorte (245 masculino e 310 feminino; idade entre 2 a 85 anos, média de idade: 28,9±16,7) identificados nos dados cadastrais doLaboratório de Pesquisas em Pediatria e Centro de Estudos da Doença Celíaca (Lab DC/FMUnB) convidados a repetirem o exame sorológico para a DC por apresentarem risco elevado de desenvolvê-la por ser parente de 1º grau, ser portador de síndromes genéticas, de doenças autoimunes, de sintomas atípicos ou por ter fortes suspeitas clínicas, laboratorial, histológica. O teste imunoenzimático (ELISA) de pesquisado anticorpo da classe IgA Antitransglutaminase (IgA-tTG) foi utilizada inicialmente triando-os, caso resultasse positivo, para a realização posterior do exame de imunofluorescência indireta IgA-EMA. Este último, se positivo, foi considerado como soroconversão para a DC, por isso, na sequência foi solicitado exame complementar, biópsia endoscópica duodenal, para confirmar a enfermidade.RESULTADO: 197 portadores de alelos HLA predisponente (95 masculino e 102 femininos, idade entre 4 a 75 anos, média de idade: 29,9±16,8) participaram da pesquisa e encontrou-se 11 de casos de soroconversão para os anticorpos IgA-EMA. A taxa de incidência até 14 anos de acompanhamento encontrada no presente estudo foi de aproximadamente 1,1% com risco anual de 0,07%. O intervalo de tempo médio entre osexames foi de 4±3,7 anos.
CONCLUSÃO: A taxa de incidência de soroconversão dos anticorpos IgA-EMA de 1,1% sugere repetição esporádica de exames sorológicos entre pacientes portadores de alelos HLA predisponente para a DC pertencentes ao grupo de risco de desenvolvê-la.

Palavras Chave: Doença celíaca, soroconversão dos anticorpos IgA-EMA, predisposição genética, HLA, acompanhamento.

ABSTRACTBACKGROUND: Celiac disease (CD) is an immune-mediated enteropathy of the small intestine triggered by permanent intolerance to gluten in genetically predisposed individuals by the alleles of the human leukocyte antigen (HLA) class II HLA-DQ2 and / or HLA-DQ8, and the serological marker for IgA antibodies Anti-endomysium (IgA-EMA) used for detection and confirmation of new cases of DC to have...
tracking img