Boneco

Páginas: 81 (20038 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
ROSA HARUMI UENISHI

TAXA DE INCIDÊNCIA DE SOROCONVERSÃO DOS ANTICORPOS IgA ANTIENDOMÍSIO NUMA COORTE DE PACIENTES COM ALELOS DO ANTÍGENO LEUCOCITÁRIO HUMANO PREDISPONENTE PARA A DOENÇA CELÍACA

BRASÍLIA, 2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

ROSA HARUMI UENISHI

TAXA DE INCIDÊNCIA DE SOROCONVERSÃO DOS ANTICORPOSIgA ANTIENDOMÍSIO NUMA COORTE DE PACIENTES COM ALELOS DO ANTÍGENO LEUCOCITÁRIO HUMANO PREDISPONENTE PARA A DOENÇA CELÍACA

Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasilia.

Orientadora: Profa. Dra. Lenora Gandolfi
Co-Orientador: Prof. Dr. Riccardo PratesiBRASÍLIA
2013

RESUMO

CONTEXTO: A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunomediada do intestino delgado desencadeada por intolerância permanente ao glúten em indivíduos geneticamente predispostos pelos alelos do Antígeno Leucocitário Humano (HLA) classe II HLA-DQ2 e/ou HLA-DQ8, sendo o marcador sorológico para anticorpos da classe IgA Antiendomísio (IgA-EMA) utilizado para detecção eauxiliar na confirmação de novos casos de DC por ter especificidade e sensibilidade próximo a 100% considerado como valor preditivo positivo (VPP).
OBJETIVO: Determinar a taxa de incidência de soroconversão dos anticorpos IgA-EMA numa coorte de pacientes com alelos HLA predisponente pertencentes aos grupos de risco permanente para desenvolvê-la atendidos no Ambulatório de Doença Celíaca doHospital Universitário de Brasília (Amb/DC-HUB) eaté 14 anos de acompanhamento (1998 até 2012).
MÉTODO: 456 frequentadores do Amb/DC-HUB com alelos HLA predisponente para a DC, os quais atendiam aos critérios de inclusão exclusão estabelecidos no estudo, compuseram a coorte (245 masculino e 310 feminino; idade entre 2 a 85 anos, média de idade: 28,9±16,7) identificados nos dados cadastrais doLaboratório de Pesquisas em Pediatria e Centro de Estudos da Doença Celíaca (Lab DC/FMUnB) convidados a repetirem o exame sorológico para a DC por apresentarem risco elevado de desenvolvê-la por ser parente de 1º grau, ser portador de síndromes genéticas, de doenças autoimunes, de sintomas atípicos ou por ter fortes suspeitas clínicas, laboratorial, histológica. O teste imunoenzimático (ELISA) de pesquisado anticorpo da classe IgA Antitransglutaminase (IgA-tTG) foi utilizada inicialmente triando-os, caso resultasse positivo, para a realização posterior do exame de imunofluorescência indireta IgA-EMA. Este último, se positivo, foi considerado como soroconversão para a DC, por isso, na sequência foi solicitado exame complementar, biópsia endoscópica duodenal, para confirmar a enfermidade.RESULTADO: 197 portadores de alelos HLA predisponente (95 masculino e 102 femininos, idade entre 4 a 75 anos, média de idade: 29,9±16,8) participaram da pesquisa e encontrou-se 11 de casos de soroconversão para os anticorpos IgA-EMA. A taxa de incidência até 14 anos de acompanhamento encontrada no presente estudo foi de aproximadamente 1,1% com risco anual de 0,07%. O intervalo de tempo médio entre osexames foi de 4±3,7 anos.
CONCLUSÃO: A taxa de incidência de soroconversão dos anticorpos IgA-EMA de 1,1% sugere repetição esporádica de exames sorológicos entre pacientes portadores de alelos HLA predisponente para a DC pertencentes ao grupo de risco de desenvolvê-la.

Palavras Chave: Doença celíaca, soroconversão dos anticorpos IgA-EMA, predisposição genética, HLA, acompanhamento.

ABSTRACTBACKGROUND: Celiac disease (CD) is an immune-mediated enteropathy of the small intestine triggered by permanent intolerance to gluten in genetically predisposed individuals by the alleles of the human leukocyte antigen (HLA) class II HLA-DQ2 and / or HLA-DQ8, and the serological marker for IgA antibodies Anti-endomysium (IgA-EMA) used for detection and confirmation of new cases of DC to have...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boneco
  • O Boneco
  • meu boneco
  • Boneco interativo
  • Capa Do Boneco
  • bonecos de olinda
  • boneco de tcc
  • Boneco do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!