bombeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Bombeiros: um olhar sobre a qualidade de vida no trabalho



Firefighters: a look over the quality of life at work



Janine Kieling Monteiro, Daiane Maus, Fabiane Rosa Machado, Clarissa Pesenti, Daniela Bottega, Letícia Bassôa Carniel

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Endereço para correspondência--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

Este trabalho apresenta uma intervenção no corpo de bombeiros (São Leopoldo - RS) realizada pelo NEPT (Núcleo de Excelência em Psicologia do Trabalho). Utilizamos um diagnóstico com sessenta e três entrevistas semi-estruturadas sobre o trabalho e funcionamento da corporação. Partindo da análise deste, propusemos palestras sobre estresse e qualidade de vida notrabalho (QVT). Foram levantados questionamentos acerca do mito do herói e do amor pela profissão bombeiro, que deixa em segundo plano seus problemas. Destacou-se o estresse no trabalho por situações traumáticas, como risco de vida eminente e mortes nos salvamentos. Entendemos que as intervenções contribuíram como espaço de escuta que propiciou reflexões a respeito da QVT.

Palavras-chave: Qualidadede vida no trabalho, Estresse, Bombeiros.

--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

This paper presents an intervention at the firefighters' corporation (São Leopoldo - Rs) performed by the NEPT (Núcleo de Excelência em Psicologia do Trabalho). We used a diagnosis made by 63 semi-structured interviews about the corporation's function andoperation. From this analysis, we proposed lectures on stress and quality of life at work (QVT). Questions were raised about the myth of the hero and the love for the firefighter profession, that makes people put their jobs at the first place in their lives. The stress caused by traumatic situations, such as constant life risk and deaths in rescues were emphasized. We concluded that the interventionscontributed as a hearing opportunity that led to reflections about QVT.

Keyword: Quality of life at work, Stress, Firefighters.

--------------------------------------------------------------------------------





O trabalho foi realizado na cidade de São Leopoldo - RS, através de uma parceria entre o NEPT (Núcleo de Excelência em Psicologia do Trabalho), vinculado à Unisinos, com ocorpo de bombeiros do Município. A demanda foi apresentada pela Diretoria de Ação Social e Filantropia da Universidade, que trazia o pedido do corpo de bombeiros de se realizar um trabalho de prevenção e promoção de saúde na organização. Outros segmentos participaram do projeto, ficando a nosso encargo as questões relacionadas ao levantamento inicial de dados e algumas propostas de intervenção naqualidade de vida no trabalho. Pretendemos, neste artigo, refletir sobre a qualidade de vida no trabalho do profissional bombeiro e sobre o que os profissionais da área de saúde, principalmente os psicólogos, podem fazer para buscar a promoção dessa qualidade.



Qualidade de vida no trabalho

Em termos históricos, a expressão qualidade de vida no trabalho (QVT) surgiu em meados de 1950,na Inglaterra, em estudos de Eric Trist e colaboradores, baseados no trinômio indivíduo, trabalho e organização. A partir disso, apareceu a abordagem sociotécnica da organização do trabalho, tendo como base a satisfação do trabalhador no e com o trabalho (Goulart e Sampaio, 1999).

Atualmente, a QVT vem ganhando uma preocupação crescente e fundamentada, uma vez que as organizações estão buscando,cada vez mais, o bem-estar de seus colaboradores para se tornarem mais competitivas e alcançarem o mercado globalizado. A QVT, hoje em dia, pode ser definida como uma forma de pensamento que envolve pessoas, trabalho e organizações, entendendo-se estas por corporações, exércitos, escolas, hospitais e igrejas, além de empresas.

Assim, a QVT proporciona maior participação por parte dos...
tracking img