Bombbas de palhetas

895 palavras 4 páginas
RESENHA

Segundo a teoria das relações humanas, foi constatada a influência da liderança sobre comportamento das pessoas. Diante dessa teoria, ficou claro que ela é necessária em todos os tipos de organização humana, tornando-se, portanto, necessária em todas as funções da administração.
Podendo esta ser visualizada por diversos ângulos segundo a visão humanista, ela pode ser interpretada como um fenômeno de influência interpessoal, como um processo de redução da incerteza de um grupo, como uma relação funcional entre líder e subordinados ou como um processo em função do líder, dos seguidores ou de variáveis da situação.
Os teóricos humanistas classificaram em três grupos: teorias de traços de personalidade, sobre estilos de liderança e sobre teorias situacionais. Tais teorias caíram no descrédito uma vez que não fazem distinção entre os traços válidos quanto ao alcance de diferentes tipos de objetivos, ou seja, elas não levaram em consideração as características marcantes que cada situação apresenta em especial e acabam estereotipando um único caráter de líder e voltando todas as atenções para a figura dele.
Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos se refere ao que o líder faz, ou seja, seu estilo de comportamento ao liderar. São estes os três estilos mais conhecidos: autoritária (ênfase no líder), democrática (ênfase no líder e subordinados), liberal (ênfase os subordinados). Destaca-se, entretanto dentre estas a liderança democrática pois segundo a pesquisa de White e Lippitt, os grupos dirigidos democraticamente mostraram-se mais eficientes de ido o fato de serem, no mínimo, tão produtivos quanto os outros e muito mais criativos.
O conceito e teorias sobre liderança e suas diversas formas de aplicabilidade, nos remete à idéia de que o administrador no papel de líder é responsável não apenas por liderar, como também a forma de liderança que melhor se adéqua às diversas situações, àos seu subordinados e à

Relacionados