Bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BOMBAS

São equipamentos destinados a movimentar líquidos.


PRINCIPAIS TIPOS;

Rotativos, Alternativos e Centrífugos

As bombas rotativas são:

1.- DE VAZÃO CONSTANTE
São bombas que para uma rotação constante possuem uma vazão constante.
O único tipo utilizado em hidráulica é a bomba de engrenagens ( fig. 1)
A bomba é constituída por um par de engrenagens acopladas. As duasengrenagens têm o mesmo número de dentes e o mesmo módulo. A engrenagem A, motriz (ligada ao motor), faz girar a engrenagem B que é louca, ambas colocadas dentro de uma carcaça C. Durante a rotação as engrenagens giram em sentido contrario, arrastando o líquido entre os dentes da câmara D para a câmara E.

2.- DE VAZÃO VARIAVEL
São bombas que para uma rotação constante poderão, entre certoslimites, variar a vazão. São três os tipos;
Palhetas ( fig. 2 )

Bomba constituída por um rotor A, girando no interior de um cilindro B. O rotor tem um certo número de ranhuras, dentro das quais são colocadas as palhetas C.
O rotor é montado excêntrico em relação ao corpo. O eixo do rotor é acoplado ao motor.
Durante a rotação, pela força centrífuga, as palhetas são mantidas em contato com asuperfície interna do corpo da bomba.

As bombas alternativas são:
1.- Pistões Radiais ( fig. 3 )
Bomba é constituída por 5 a 9 pistões, montados radialmente dentro do tambor A.
Sob a ação de molas, os pistões deslizam na superfície interna do anel C excêntrico em relação ao tambor, aspirando da câmara C, e enviando o líquido para a câmara E.
2.- Pistões Axiais ( fig. 4 )
A bomba éconstituída pôr um corpo rotativo A contendo os cilindros com seus êmbolos B. O corpo é acionado por seu eixo C diretamente ligado a um motor elétrico. O anel D, e o prato onde estão localizados os rasgos M e N , são fixos.

3.- DE VAZÃO CENTRÍFUGA
As bombas centrífugas são geralmente usadas para o transporte de água, lama esgoto, podem ser de rotor fechado ou de rotor aberto, em função da impureza dolíquido a ser transportado.
A maior limitação destas bombas se restringe a sucção que teoricamente poderia chegas ao máximo de 10,33 m ( 1 atm. ) ao nível do mar, entretanto, dependendo do fabricante, de uma forma geral não deverá ser superior a 5 m .
Existem ainda alguns tipos de bombas especiais tais como;
Bombas Sanitárias utilizadas na fabricação e transporte de alimentos.

• Sãobombas construídas em aço inoxidável, de desmontagem rápida para facilitar a limpeza que deverá ser efetuada freqüentemente.

Bombas para combate a incêndios

• O sistema de combate a incêndio é composta de bombas que tem a finalidade principal a manutenção da pressão nas linhas de hidrantes e de sprinklers.
• Bomba jockey – pequena bomba destinada a manter a pressão nas linhas desprinklers ou de hidrantes, com o sistema em repouso. Esta bomba supre os possíveis pequenos vazamentos ou descargas para testes eventuais nas linhas. É acionada pôr motor elétrico.
• Bomba principal – Bomba com capacidade de manter a pressão nas linhas quando solicitada pôr ocasião de um sinistro, pelo funcionamento de um sprinkler ou a abertura de um hidrante. É acionada pôr um motor compatível coma instalação.
• Bomba de segurança - similar a bomba principal, com as mesmas características, acionada pôr um motor de explosão interna, destinada a manter a pressão na linha quando a alimentação elétrica estiver desligada.
• Estas bombas são acionadas automaticamente pôr pressostatos, instalados nas respectivas linhas, e regulador para pequenas variações da pressão.




ELEMENTOSAUXILIARES

O motor elétrico das motobombas pode ser considerado elemento auxiliar, geralmente acoplado por luva ou por polia e correia.
Para bombas de grande porte acionadas por motor elétrico, estes devem estar protegidos com chaves disjuntoras do tipo estrela/triângulo para não ultrapassar os valores máximos da corrente de partida, desacordo com as normas elétricas.
Outros elementos...
tracking img