Bombas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Sistema de Bombas

Máquinas e Equipamentos Hidráulicos












augusto cezar hubner – 0920171-6






















São Paulo/SP
2012

Índice

1 Introdução 4

2 Objetivo 4

3 Revisão de Literatura 4

3.1 Definição 4

3.2 Classificação 5

3.3 Diferenças básicas 5

3.4 Funcionamento 6

3.5 Cálculos 7
3.5.1Cálculos iniciais 7
3.5.2 Cálculo do Diâmetro Ø 8
3.5.3 Cálculo da velocidade real 8
3.5.4 Cálculo da perda de carga distribuída 8
3.5.5 Cálculo da Altura Manométrica 9

3.6 Gráfico da Curva de Sistema 9

3.7 Arranjos 10

3.8 Valores das Bombas 10

4 Conclusão 10

5 Bibliografia 11




ANEXO I – Curvas das Bombas KSBIntrodução


Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico.
Ao longo dos anos, em função do aumento da população juntamente à complexidade de sua estrutura, houve uma crescente demanda por água sendo queos pontos de coleta se tornaram mais escassos e distantes. A partir daí, surgiu à necessidade de se construir bombas hidráulicas mais eficazes e capazes de fornecer água para comunidades e indústrias.



Objetivo


O objetivo desse projeto é analisar de forma criteriosa o melhor arranjo que atenda a uma vazão e altura manométrica disponível, obtidas através das combinações com osnúmeros de matrícula de cada aluno.


Revisão de Literatura


1 Definição


Bombas hidráulicas são máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquida contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.


2 Classificação


Devido a grande diversidade das bombas existentes, adotaremos uma classificação resumida, dividindo-as em dois grandes grupos:

A. Bombas Centrífugas ouTurbo-Bombas, também conhecidas como Hidro ou Rotodinâmicas;


B. Bombas Volumétricas, também conhecidas como de Deslocamento Positivo.

3 Diferenças básicas


Bombas Centrífugas ou Turbo-Bombas: a movimentação do fluído ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa do mesmo, em conseqüência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco (rotor, impulsor) dotado depás (palhetas, hélice), o qual recebe o fluído pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ação da força centrífuga, daí o seu nome mais usual.
Em função da direção do movimento do fluído dentro do rotor, estas bombas divide-se em:
• Centrífugas Radiais (puras): A movimentação do fluído dá-se do centro para a periferia do rotor, no sentido perpendicular ao eixo de rotação;OBS.: Este tipo de bomba hidráulica é o mais usado no mundo, principalmente para o transporte de água.
• Centrífugas de Fluxo Misto (hélico-centrífugas): O movimento do fluído ocorre na direção inclinada (diagonal) ao eixo de rotação;
• Centrífugas de Fluxo Axial (helicoidais): O movimento do fluído ocorre paralelo ao eixo de rotação;

Bombas Volumétricas, ou de DeslocamentoPositivo, a movimentação do fluído é causada diretamente pela ação do órgão de impulsão da bomba que obriga o fluído a executar o mesmo movimento a que está sujeito este impulsor (êmbolo, engrenagens, lóbulos, palhetas).
Dá-se o nome de volumétrica porque o fluído, de forma sucessiva, ocupa e desocupa espaços no interior da bomba, com volumes conhecidos, sendo que o movimento geral deste...
tracking img