Bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

01- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

- TÍTULO: Reestruturação Produtiva e Assistencialização: o controle social da pobreza rural-urbana no Brasil contemporâneo.
- Área de concentração (CNPq) Ciências Sociais Aplicadas – 6.02.02.03-3
-Palavras-chaves; Reestruturação Produtiva, Políticas Sociais e Assistencialismo, Pobreza rural-urbana
- Local de realização do Projeto naUFF. UFF – Escola de Serviço Social de Niterói
Este Projeto de Pesquisa é vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política, Movimentos Sociais e Serviço Social da Escola de S. Social da Universidade Federal Fluminense - UFF.

IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR
- Coordenadora – Professora Pesquisadora - Drª. Maria das Graças Osório Pitombeira Lustosa - Matrícula SIAPE - 1106420
-Titulação – Doutora em Serviço Social – UFRJ
Matrícula na FAPERJ – 1994. 0147. 1
- Unidade - Escola de Serviço Social de Niterói - Departamento de Serviço Social de Niterói
Categoria Funcional – Professora Adjunta - Regime de Trabalho- Dedicação Exclusiva - DE

02- EQUIPE ENVOLVIDA

Participam do Projeto: a Professora Coordenadora do projeto, 2 Assistentes sociaisrecém formados, pesquisadores participantes da primeira etapa desta pesquisa 2007/2008, concluída em parte, e agora ampliada, bem como, um bolsista de Iniciação Científica FAPERJ e alunos voluntários interessados em estudos sobre o tema, com vistas à elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

03 - TÍTULO DO PROJETO - Reestruturação Produtiva, Assistencialização e Controle Social daPobreza: determinações rurais-urbanas no Brasil Contemporâneo.

04- INTRODUÇÃO
O novo ciclo de reestruturação do capital, a desregulamentação das funções do Estado e a mundialização financeira, iniciada com a reestruturação produtiva desde os anos 70 nas economias avançadas, e no Brasil, mais precisamente, no final dos anos 80, coloca em questão certos fundamentos que explicam a racionalidade dasociedade burguesa, principalmente no que se refere aos parâmetros do desenvolvimento rural-urbano em relação à lógica de produção e reprodução das riquezas, dos espaços e das relações sociais de produção, em suas expressões nos níveis de desigualdades sociais e os processos democráticos , e nesse intrincado de relações, às funções da política social como um dos meios de sustentabilidade da ordem docapital.
No mundo contemporâneo essas vêm ocorrendo transformações nas sociedades capitalistas, tanto nas avançadas como as em desenvolvimento, como o Brasil. Tais fenômenos tem efeitos nas formas de regulação da vida social, na organização da produção e do trabalho, mas, sobretudo no papel e no formato das políticas de recorte social, incluindo também, alterações nas formas de regulação dosespaços sócio-institucionais, no papel do Estado, do mercado em suas relações com a sociedade civil organizada, cujos fenômenos atingem de forma diferenciada, os segmentos sociais trabalhadores, tanto da cidade, como do campo.
Essas mudanças são objetos de estudos e pesquisas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento sobre a dinâmica da sociedade, e que tratam dos processosde produção, trabalho e de reprodução social, no entanto, acenam para a emergência de análises no campo das ciências sociais e do serviço social.
Os resultados negativos da programática neoliberal em todo o mundo conduziram as nações capitalistas a um movimento revisionista sobre a dinâmica de reprodução desse sistema, o qual chama atenção para a relação entre as políticas econômica e associais, como uma estratégia relevante no desenvolvimento das sociedades. Nesse campo a organização do mundo do trabalho, da produção, sobretudo a agrícola, em especial, as políticas sociais passam a ter influências na análise das relações sociais entre a cidade e o campo. Além desses aspectos, as incidências mais importantes referem-se à natureza dos processos de industrialização e urbanização, temas...
tracking img