Boletim Epidemiol Gico N 06 2014

12158 palavras 49 páginas
BE CVE/Vol.04 /No. 06/2014

e – Boletim Epidemiológico
Vol. 04 No 6/ 2014

Editorial

Prezado Leitor,
Cumprindo sua missão, o e–BECVE traz, como sempre, informações de grande grande relevância para a Saúde Pública Paulista.
A coqueluche, doença infecciosa aguda julgada sob controle, por meio da vacinação de rotina (DPT), retorna com gravidade insuspeita, principalmente em neonatos infectados no geral
0pela mãe. O aumento no número de casos na região de Piracicaba, de 2012 a 2013, foi de quase 100%, com destaque para Araras, onde esse crescimento chegou a mais de 400%. Tem sido recomendada a vacinação para gestantes, ação que pode ser ampliada a todas as pessoas que terão contato com o recém-nascido.
O sarampo, outra doença imunoprevenível, tem também causado preocupação, a despeito da adequada cobertura vacinal do estado de São Paulo,devido a surtos frequentes nos Estados Unidos e países europeus. Esse fato faz aumentar a pressão sobre a Vigilância pelo importante contingente de viajantes entre países. Só em 2014, até o mês de agosto, foram notificados 354 casos de sarampo no país, devido a surto no estado do Ceará. É preciso estar alerta e suspeitar de sarampo em pacientes febris procedentes de regiões em que a doença vem ocorrendo, principalmente entre não vacinados ou vacinados a longo tempo.
E, como previsto, devido à grande infestação de Aedes aegypti e à circulação do vírus
Chikungunya na América Central,principalmente no Haiti, era questão de tempo a chegada desse vírus ao Brasil. Há casos notificados no país e é provavel que em breve São Paulo poderá também ter casos. As ações de treinamento do CVE para enfrentamento da dengue já consideram o Chikungunya. O informe técnico no boletim fornece as informações necessárias para a adequada compreensão da doença.

Boa Leitura! Marcos Boulos Editor

SUMÁRIO Editorial

01 Coqueluche na Região de Piracicaba, 2008 A 2013
02
Setembro 2014
Alerta Sarampo: Atualização da

Relacionados