Bolbos Olfativos

Páginas: 15 (3738 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2014
A visão (a vista) é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.
O nervo óptico é a retira desenvolvem-se a partir da vesicula encefálica primária.
A formação da imagem dá-se inicialmente sobre a retira fotoreceptora, que codifica a informação visual mediante a emissão de neurónios que se projectam no encéfalo através do nervoóptico. As fibras do nervo óptico sofrem uma intersecção parcial no quiasma óptico (estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos) e projectam-se ate ao núcleo dorsal do corpo geniculado lateral do tálamo. São os neurónios talamocorticais que, por sua vez, se projectam até ao córtex visual primário do lobo occipital, no qual se produz a percepção visual. (AULA)
GloboOcular (olho)
O olho assemelha-se a uma esfera e é formado por três camadas:
Camada Externa: formada pela Esclera ( cobertura branca opaca onde se inserem músculos extrínsecos do olho) e a Cornea ( na parte anterior, permite a entrada de luz)
Camada Media ou túnica Vascular: constituída pela Coroide, corpo ciliar (possui o musculo ciliar) e a iris (que na parte central possui a pupila).
Camadainterna (retina): que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Além destas camadas o olho apresenta o cristalino (lente), que é uma estrutura biconvexa transparente, que é mantida em posição graças ao ligamento superior – Zónula Ciliar, que se contra no corpo ciliar.
O olho ainda possui 3 componentes:
Camara anterior, entre a iris e a córnea
Camara posterior, entre a iris e ocristalino
Espaço vítreo, atras do cristalino e radiado pela retina.
Na camada anterior existe um liquido que contem proteínas –humor aquoso. Este liquido é secretado e reabsorvido pelo corpo ciliar. Na porção posterior existe um material gelatinoso e viscoso – humor vítreo.
A retina foto receptora tem como função absorver a luz e reduzir os reflexos no interior do olho. Ela, pode ser encontrada noscoróides que revestem a superfície da esclera, posteriormente ao corpo ciliar.
Um objecto no campo visual, sobre qual se enfoca com atenção, associa 1 imagem que se centra na zona do polo posterior do olho ao longo da linha do eixo visual – Fóvea Central. À sua volta encontra-se a mácula lutea e relaciona-se com a resolução. (AULA)
Retina
É a camada que envolve internamente ¾ partes do globo oculare tem papel importantíssimo na visão. É constituída por duas porções, a nervosa e a não nervosa. Dentro da porção não nervosa existe o epitélio pigmentado, que consiste numa camada de células pigmentadas que visam absorver luz. A porção nervosa contém fotorrecetores e neurónios
A retina é composta de milhares de células sensíveis à luz, conhecidas como fotorecetoras. Estas células são conhecidascomo: Cones (pertinentes à visão a cores) e Bastonetes (são os que proporcionam a visão em preto e branco e visão noturna). Existem também neurorios de primeira e de segunda ordem que têm como função o transporte de informação desde os fotorrecetores até às células bipolares e, posteriormente para as células ganglionares. Interneuronios também podem ser encontrados, com fim de modular atransmissão entre os fotorrecetores e células bipolares, e entre célulasbipolares e células ganglionares.
A visão (a vista) é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.
O nervo óptico é a retira desenvolvem-se a partir da vesicula encefálica primária.
A formação da imagem dá-se inicialmente sobre a retira fotoreceptora, que codifica ainformação visual mediante a emissão de neurónios que se projectam no encéfalo através do nervo óptico. As fibras do nervo óptico sofrem uma intersecção parcial no quiasma óptico (estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos) e projectam-se ate ao núcleo dorsal do corpo geniculado lateral do tálamo. São os neurónios talamocorticais que, por sua vez, se projectam até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketink olfativo
  • Sistema OLFATIVO
  • Trabalho, bolbos
  • Marketing olfativo
  • Marketing olfativo
  • Marketing olfativo
  • marketing olfativo
  • marketing olfativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!