Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Blocos Econômicos

Os Blocos Econômicos surgiram mais ou menos após o término da Segunda Guerra Mundial, graças a uma fase de grande expansão e enriquecimento de alguns países, como os Estados Unidos, na década de 70 e 80 com a crise do petróleo e grandes inflações esse crescimento sofreu um declínio e assim os países que eram considerados de Primeiro Mundo tiveram sua economiaafetada. Com o avança tecnológico das pesquisas da época, junto com uma grande automação da produção, a terceirização começou a surgir e ter um grande impulso de influência na economia, isso fez com que a industrialização começasse a se tornar mais forte nos países mais ricos e isso exigiu investimentos dos mesmos para que a economia e os processos industriais tivessem cada vez mais sucesso. Issoexplica o fato de começarem a surgir os primeiros processos de circulação de dinheiro entre as fronteiras dos países, os investidores começavam a procurar indústrias com melhores condições e uma relação entre os países economicamente falando, começou a se tornar fundamental. Cada um investia sua riqueza em um determinado setor do outro, assim a economia das grandes corporações internacionais tiveramseu grande desenvolvimento, surgindo numa fase de alta globalização da economia que deu início a formação e integração dos mercados mundiais.
No fim dos anos 80, ocorreu o fim da URSS, uma nova ordem econômica foi estruturada e os Estados Unidos, a Europa e o Japão se tornaram os principais centros econômicos. Com isso o capitalismo e o processo de globalização se aprofundaram e a necessidade deexpandir seus mercados levou as nações a se juntarem formando os Blocos Econômicos. É importante ressaltar que os blocos econômicos já tinham surgido antes dos anos 90, mas somente com a decaída da URSS essa tendência se tornou forte em todo o mundo.

Globalização

Para entender o contexto dos mercados mundiais, é preciso entender que a globalização nada mais é do que um processo onde ospaíses têm uma grande interação econômica, política e cultural entre suas nações, isso surge para que as empresas possam ter maiores lucros, não somente em seu país de origem, mas conquistando novos mercados. Isso só acontece quando as taxas de exportação e importação são discutidas e assim são feitos acordos entre os países, juntamente com a expansão da tecnologia e da economia de mercado pelo mundo,assim surge à globalização e a facilidade de ter acesso as principais notícias e produtos do mundo inteiro, no seu próprio país. Essa grande economia de mercados mundiais se intensificou no fim dos anos 80, quando ocorreu a dissolução da URSS e uma nova ordem econômica surgiu nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, que se tornaram os principais centros econômicos de mundo capitalista, fazendocom que o capitalismo e os processos de globalização se intensificassem pelo mundo inteiro. Por isso aumento a necessidade dos países se unirem e expandir seus mercados, formando assim os Blocos Econômicos, que tiveram seu fortalecimento com o fim da URSS.
Definição
Blocos Econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social.
Os principais Blocos Econômicos domundo hoje são a União Européia, por estar em um estágio mais evoluído entre todos os blocos existentes no mundo e também o MERCOSUL, que é o bloco econômico que o Brasil está incluso, sua formação e suas políticas de desenvolvimento afetam o nosso país e a nossa economia. os blocos econômicos são capazes de propiciar vantagens bastante interessantes ao viabilizar o acesso e o barateamento adeterminados produtos antes caros e com pouca oferta. Contudo, por outro lado, as ações de cooperação reduzem as possibilidades de expansão da economia nacional em determinadas áreas em que os países parceiros possuem maior desenvolvimento. Desse modo, os blocos podem provocar o desemprego e a retração de certos setores industriais. Os blocos econômicos existentes no mundo são classificados a partir...
tracking img