Bloco estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1.1 - ALVENARIA 4
2 – TIPOS DE ALVENARIAS 6
2.1 – Pedras naturais 6
2.2 – Pedras artificiais 6
3 - ALVENARIA CONVENCIONAL 10
4 – ALVENARIA ESTRUTURAL 12
4.1 - CLASSIFICAÇÃO 15
4.2 - COMPONENTES EMPREGADOS 16
4.2.1 - Unidades 16
4.2.2 - Argamassa 16
4.2.3 – Graute 17
4.2.4 - Armaduras 18
4.3 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL 195 - COMPARAÇÕES ENTRE AS DUAS ALVENARIAS 21
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 23

INTRODUÇÃO

1.1 - ALVENARIA

Chamamos de alvenaria o conjunto de peças justapostas coladas em sua interface, por uma argamassa apropriada, formando um elemento vertical coeso. Esse conjunto coeso serve para vedar espaços, resistir a cargas oriundas da gravidade, promover segurança, resistir a impactos, à ação dofogo, isolar e proteger acusticamente os ambientes, contribuir para a manutenção do conforto térmico, além de impedir a entrada de vento e chuva no interior dos ambientes.
Alvenaria também pode ser conceituada como sendo o sistema construtivo de paredes e muros, ou obras similares, executadas com pedras, com tijolos cerâmicos, blocos de concreto, cerâmicas e silícocalcário, assentados com ou semargamassa de ligação.
As alvenarias recebem ainda as seguintes denominações:
a) alvenaria ciclópica - executada com grandes blocos de pedras, trabalhadas ou não;
b) alvenaria insossa - executadas com pedras ou blocos cerâmicos, assentados sem argamassa, denominados também de “alvenaria seca”;
c) alvenaria com argamassa - executadas com argamassa de ligação entre os elementos, sendo tambémdenominadas:
Alvenaria hidráulica - executadas com argamassas mistas 1:4/8 (argamassa básica de cal e areia 1:4, adicionando-se cimento na proporção de uma parte de cimento para 8 partes de argamassa básica);
Alvenaria ordinária - executadas com argamassas de cal (1:4 - argamassa de cal e areia).
d) alvenaria de vedação - painéis executados com blocos, entre estruturas, com objetivo de fechamentodas edificações.
e) alvenaria de divisão - painéis executados com blocos ou elementos especiais (drywall – gesso acartonado), para divisão de ambientes, internamente, nas edificações.

2 – TIPOS DE ALVENARIAS

Quanto aos materiais, as alvenarias podem ser executadas com:
2.1 – Pedras naturais

a) Pedras irregulares - usando-se pedras em estado natural, simplesmente encaixadas entre si ouassentadas com argamassa;
b) Pedras regulares - usando-se pedras naturais trabalhadas, com formas regulares ou não, assentadas com juntas secas ou juntas argamassadas, alinhadas ou desencontradas (travadas).
2.2 – Pedras artificiais

a) Blocos de concreto - São elementos produzidos com dimensões de 19x19x39 cm e 15x19x39 cm, vazados com resistência a compressão de até 30 MPa, assentados comargamassa, ou podem ser utilizados em sistemas de construção em alvenaria armada.

BLOCO DE CONCRETO

b) Blocos silícocalcário - São elementos produzidos com areia e cal viva endurecida ao vapor sobre pressão elevada, com as mesmas características dos blocos de concreto.

BLOCO DE SILICOCALCARIO

c) Blocos de concreto leve - São elementos de concreto leve, fabricados a partir de uma misturade cimento, cal, areia e pó de alumínio, autoclavado, que permite a formação de um produto de elevada porosidade, leve, resistente e estável. O produto é apresentado em blocos ou painéis, com dimensões e espessuras variadas, que permitem a execução de paredes de vedação e lajes.

BLOCO DE CONCRETO LEVE

d) Tijolos cerâmicos - Elementos fabricados por prensagem ou extrusão da argila, que apósum processo de pré-secagem natural, passa pelo processo de queima controlada sob alta temperatura, produzindo blocos maciços ou furados com dimensões padronizadas e normatizadas. São tradicionalmente utilizados nas alvenarias de vedação nas construções.

TIJOLO CERÂMICO

e) Blocos de solo cimento - São elementos fabricados a partir da massa de solos argilosos ou areno-argilosos mais cimento...
tracking img