Fichamento do livro logistica verde: uma abordagem sócio-ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE
LOGISTICA VERDE: Uma Abordagem Sócio-Ambiental
DONATO, V. Logística Verde: Uma Abordagem Sócio Ambiental. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008 276p.

CAPÍTULO 1 - Logística Verde ou Ecologística

Em 1869 o cientista alemão Ernest Haeckel foi o primeiro a utilizar o termo ecologia para designar a parte da biologia que estuda as relações as relações entre os seresvivos e o meio ambiente em que vivem, alem das distribuições dos seres vivos e a abundancia dos recursos naturais no planeta. A ecologia pode ser considerada os estudos das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. O dialogo entre a ecologia e a política não são recentes, pois o ecologismo pressupõe um olhar para repensar as políticas públicas. O ecologismo surgiu a partir doquestionamento sobre o futuro da vida no planeta e o provável esgotamento dos recursos naturais. Em 1971 foi criado o Greenpeace que surgiu protestando contra os testes nucleares norte-americanos nas ilhas Alueta. O primeiro partido ecológico no mundo surgiu na Nova Zelândia em 1976, mas foi somente na década de 1980, na Alemanha Ocidental, com os Verdes, que o movimento ecológico ganhou força enotoriedade. A Logística Verde ou Ecologística é a parte da logística que se preocupa com os aspectos e impactos ambientais causados pela atividade da logística. Algumas pessoas confundem Logística Verde com Logística Reversa. A Logística Reversa é a parte da Logística que trata do retorno de matérias e embalagens ao processo produtivo. Quando este retorno de matérias, na cadeia produtiva, traz um ganhoambiental pode ser vista como uma atividade Ecologística, pois tem como finalidade o Desenvolvimento Sustentável. Empresas incentivadas pelas normas da série ISO 14000:2004 e preocupadas com a gestão ambiental, estão criando uma nova área na logística que é a “logística verde”, e começaram a destinar para reciclar os produtos resultantes dos seus processos produtivos que antes eram lançados no meioambiente ou queimados a céu aberto, que passaram a se destacar como matéria prima e deixaram de ser tratadas como lixo. Assim com esta preocupação as empresas estão cada vez mais acompanhando o Ciclo de Vida dos seus Produtos. Isto se torna cada vez mais claro quando se observa um crescimento considerável no numero de empresas que trabalha com reciclagem de matérias. A Logística Verde utiliza alogística reversa como ferramenta operacional, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pós-consumo, mas de todos os impactos ao longo do Ciclo de Vida dos Produtos, já que a logística reversa viabiliza a devolução para a produção, materiais que serão reaproveitados.


“O modelo de desenvolvimento econômico mundial na atualidade se baseia nocapitalismo, que promove a produção de bens de consumo cada vez em maior quantidade, maior diversidade com menor custo e maior sofisticação e isso esbarra na limitação de renovação dos recursos naturais, pois não é compatível uma produção ilimitada de bens de consumo em uma biosfera finita e limitada”. (p.12)

LOGISTICA VERDE: Uma Abordagem Sócio-Ambiental

CAPÍTULO 2 - Evolução do Conceito daPreservação Ambiental no Mundo

O ser humano sempre precisou dos recursos naturais para a sua sobrevivência, porem a partir da revolução industrial a degradação ambiental tomou uma dimensão muito maior e, desta forma, a natureza não consegue se recuperar no mesmo ritmo da degradação. A preservação e conservação do meio ambiente ganham destaque no mundo a partir de 1970, com o surgimento degrupos voluntários que apontam à necessidade de incluir o tema do meio ambiente, nas discussões da sociedade. O conceito de Desenvolvimento Sustentável surgiu no final do século XX, pela constatação de que o desenvolvimento econômico precisava levar em conta também o equilíbrio ecológico e a preservação da qualidade de vida das populações humanas em nível global, isto implica a gestação racional e...
tracking img