Black

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Black”
Gabriel de Abreu Gonçalves de Paiva
“Black”, um belíssimo filme indiano,conta a estória de duas estranhas almas gêmeas. Michelle, uma menina que desde o nascimento é cega e surda e Debraj, mais que um professor, uma pessoa que dedicou a sua vida para que Michelle encontrasse a luz do conhecimento, da sabedoria ou mesmo da felicidade.
O filme inicia com a cena de Michelle, 40 anos, embusca de Debraj, seu professor, que não encontrava a doze anos. Desejava que o mesmo voltasse para perto dela. Depois de tamanha espera, ela o reencontra, porém o mesmo portava o Mal de Alzheimer. Debraj não recordava de nada, nem como falar, mas Michelle acredita em sua recuperação. Ela passou a escrever a sua história, em braile, com o intuito de contribuir para que Debraj lembrasse de seupassado. A partir desta deixa o longa “Black” passa a contar a história de Michelle.
Como já apresentado, Michelle nasceu cega e surda e era tratada como um animal. A cada dia, durante 8 anos de sua vida, Michelle sofria ou desencadeava um novo acidente. Seu pai pensou em envia-la à um manicômio. Apanhava pela falta de paciência de seu pai, porém sua mãe sempre a defendia. A procura de um local queMichelle pudesse se desenvolver, seus pais localizam uma escola, com um professor experiente. Neste momento se iniciou a longa amizade com Debraj, seu professor. Porém nem tudo são flores, o início desta amizade começou vários dias após o início do trabalho de Debraj com Michelle. Ela comia com as mãos, tinha medo da água entre outras características. Seus pais a avaliavam como um ser incapaz. Debrajmostrou que ao contrário do que seus pais pensavam ela aprenderia, através de seu método, a voar. Através dos dedos, a voz dos surdos, ensinou a ela a língua de sinais. Através do tato, juntamente com a superação do maior medo de Michelle, a água, passou a ensinar o significado das palavras.
O longa metragem passa anos e volta a mostrar Michelle com um novo sonho, se matricular em umauniversidade. Passa por uma entrevista e ingressa no curso de artes. Neste momento iniciam as dificuldades de sua irmã em entender esta intensa atenção a Michelle. Com o ingresso na universidade Michelle buscou um nova vida, com maior autonomia. Passou a morar com amiga e passou a utilizar a bengala, para sua independência. Novas portas se abriram, novas amizades surgiram, e como apresenta o filme, foi omomento mais feliz da vida de Michelle.
Mas como já afirmei este filme apresenta mais espinhos do que flores. Após três anos de reprovações consecutivas, Michelle pensa em abandonar a universidade e voltar à casa de seus pais. A universidade, com o intuito de contribuir em sua formação e evitar a sua desistência, publica livros de artes em braile. Foi o momento que Debraj passou a demosntrar osprimeiros sintomas de sua doença ao esquecer a saída da universidade e também ao esquecer Michelle próximo a uma sorveteria. Ao mesmo tempo que adoece novos sentimentos brotam em Michelle, até então desconhecidos. Novos medos surgem na personagem: o medo que Debraj a esquecesse, o medo de não amar fisicamente nenhum homem (medo que surgiu após do casamento de sua irmã). Este último medo resultou nomotivo de separação de Debraj e Michelle, quando a mesma pediu ao seu professor que a beijasse seus lábios. Ele a beija e fica distante de sua aluna por 12 anos.
O início do filme marca o reencontro dos dois. O final demonstra os encaminhamentos. Ela, após inúmeros anos se formou em artes e ele vivia preso em um manicômio. Ao vê-la de beca, Debraj passou a se lembrar de seu sonho, ou seja, verMichelle formada. Conseguiram alcançar a luz, e Michelle passou a reeducar Debraj com o método, o carinho e a atenção que Debraj deu a ela para que alcançasse os seus objetivos. Em suma, um belíssimo filme que nos faz refletir sobre as nossas ações para com o próximo.

Resenha Filme Black
O filme Black relata a vida de uma irmã mais velha, cega e surda, Michele, ela cresceu impossibilitada de se...
tracking img