Bitmap e vetor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
COMUNICAÇÃO SOCIAL / PUBLICIDADE E PROPAGANDA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA / 2ºPERÍODO-NOITE
PROFESSOR: ROBERTO ALVES
ALUNA: JUSSANA FERNANDES SANTOS / 2800627

BITMAP e VETORDe acordo com o que temos aprendido em sala podemos apresentar os tipos de programas de ilustração para computadores: vetor e bitmap. A diferença entre eles consiste no modo como são armazenadas etratadas as ilustrações.

Bitmap - São imagens formadas por pixels (picture elements).
Pudemos perceber que quanto mais se amplia uma imagem, mais serrilhada vai ficando, ou seja, perde suaqualidade. Os pixels vão estourando.

Vetores - Quando estamos desenhando uma imagem vetorial, o computador vai armazenando uma quantidade de cálculos matemáticos que representarão a nossa imagem. Seampliarmos uma imagem vetorial, nada acontece em relação à resolução (pixels não existem nesse caso).

A principal diferença entre esses dois tipos de programas está na proporção dequalidade quando a imagem é ampliada. Analisemos os gráficos vetoriais que são baseados em linhas e curvas definidas matematicamente que se fecham tomando formas. Nesse programa, as imagens podem serlivremente ampliadas, por infinito número de vezes que jamais perderão sua definição e clareza. Isso acontece porque o computador refaz os cálculos e monta uma nova imagem, conservando-a.
** Já os gráficos bitmap são compostos de um número finito de quadrados coloridos individualmente chamados pixels, sendo essa aglutinação de pontos, ou bits, o fator criador da imagem.Quanto maior o número de bits maior será a definição destas imagens, entretanto, não podemos ampliar uma imagem desse tipo sem perder qualidade, pois são dependentes da resolução.

Concluímos, então,que com uma descrição em modo BITMAP, o armazenamento e a leitura deste tipo de imagens é relativamente rápido e fácil. Entretanto o tamanho dos arquivos finais de imagens bitmaps sao diretamente...
tracking img