Bistom Betularia

3612 palavras 15 páginas
Origem do Neopaganismo Para explicarmos o que é neopaganismo primeiro iremos explicar o que é pagão. A palavra vem de paganus, que se referência ao campo ou camponês. Era uma palavra que denominava pessoas sem religião, ou melhor dizendo, que não eram batizados nas religiões cristãs. O paganismo é uma religião que existiu antes do paganismo e que envoca o contato e a harmonia com a natureza, que respeita todos os outros seres vivos. Suas crenças e filosofias teoricamente serviram de inspiração para outras religiões, como o cristianismo. O neopaganismo tem sua origem na religião dos Celtas, que foram apenas um dos povos antigos que existiram antes do cristianismo. “Paganismo é a Religião Antiga da Deusa Mãe do Neolítico e o Neopaganismo é o resgate desse sagrado feminino e da religião matrifoca”. É um fenômeno recente, veio junto com o ressurgimento do ocultismo do século XIX e com o aparecimento da Contracultura do século XX.

Origem da Wicca.

Dentro do neopaganismo existem várias religiões, uma delas é a Wicca. Ela surgiu entre os povos do Reino Unido. A palavra Wicca deriva do saxão witch ou do inglês arcaico wicce, que significa girar, moldar ou dobrar e wit que significa saber, deduzem então que o significado da Wicca é moldar a sabedoria. Quando os Celtas chegaram à Europa, trouxeram suas crenças, que ao se misturarem às crenças da população local, deram início às práticas wiccanianas. Lembrando que a Wicca não é uma religião Celta, apenas absorveu alguns costumes desse povo. A religião Wicca ressurgiu com o inglês Gerald B. Gardner que impulsionou o seu renascimento, com o nome de Wicca, juntamente com outras pessoas, em meados dos anos 40 e 50. A partir foi considerada religião pelo seu grande número de praticantes.
É uma religião baseada no principio de criação feminino, nos ciclos da natureza, como as fases lunares e as quatro estações, revivendo o culto á a Grande Deusa Mãe e o Deus Cornífero, chamados de Ceridwen e Cernunos,

Relacionados

  • Origens
    49729 palavras | 199 páginas