Biscoitos globo - minicaso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre o mini-caso “Biscoitos Globo”
1. Você considera a estratégia da BG bem sucedida? Justifique.
Eu acredito que essa estratégia, avessa às que estamos acostumados a ver, tais comoinvestimento em marketing, expansão dos negócios à medida que o crescimento ocorre etc, fez-se bem sucedida por conta do encontro perfeito entre o produto e sua qualidade e o cliente. É impressionantecomo os Biscoitos Globo são bem vistos pelo carioca e também por aqueles que aqui escolheram morar ou só estão de passagem. Nunca se poderia dizer que a estratégia de uma empresa, por mais que sejainovadora por ser tão retrógrada, é falha ou mal sucedida quando o produto por ela oferecido consegue ficar tanto tempo no mercado e passa, até mesmo, a ser identificado com seus consumidores.
2.Como você descreveria a estratégia da BG?
Tal organização preza por tradição. Eles preferem perder vendas, deixar de ganhar novos mercados, explorar mais produtos etc para poderem se concentrar naquiloque funciona, e funciona muito bem, diga-se de passagem, e os fazem ser lembrados. Eles, também, preocupam-se bastante com a questão da qualidade do produto. Evitam, por conseguinte, um crescimentomaior por medo de que novos empregados abaixem a qualidade do produto. Trata-se também de uma empresa familiar e isso trás consigo uma série de peculiaridades, mas que, como análise do trabalhodesempenhado, consegue fazer bonito e há muito tempo.
3. Quais os fatores críticos que os donos dos Biscoitos Globo levaram em conta na definição da estratégia?
Tudo gira em torno de uma fonte deenergia ilimitada e que não cobra taxa: o sol. Aliado ao que ele possibilita, os donos preferiram uma produção limite tida como inferior à demanda, mas que o que seja produzido apresente alto grau dequalidade, até por isso se explica o fato de conter a expansão: a confiança e o know-how dos já funcionários, que contam, em média, com mais de 20 anos nesse mesmo lugar. A escolha por uma distribuição...
tracking img