O indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
02
1. Introdução.

Desde muito tempo, desde a chegada dos portugueses, desde a colonização da Republica Federativa do Brasil, os seus nativos, os índios, não tem o seu devido respeito. Respeito àquele concedido, pelo o que sempre cuidou, cultivou e viveu neste país, nesta terra. Para relatar melhor, uma breve retrospectiva da história desde o ‘’descobrimento’’ até os dias de hoje serárelatada.

2. O descobrimento.

As navegações passaram a ser meios de comércios mais rápidos, os portugueses precisavam obter o maior lucro possível para se destacar na Europa, principalmente para os espanhóis. A viajem para a Índia acabou trazendo-os ao Brasil, onde encontraram povos nativos que assim, o denominaram de índios, acreditando terem chegado as Índias realmente. Após descobrirem quenão se tratava da índia e sim de um outro local, um outro povo, logo começaram as primeiras expedições ao Brasil, de pronto, as expedições da Coroa portuguesa achava que não seria possível obter lucros fáceis e imediatos do Brasil, logo as primeiras expedições eram apenas para reconhecimento de área. Após analisarem algumas áreas dessa nova terra, a extração do pau-brasil, as denominações de áreasgeográficas começaram a existir. A exploração do Brasil teve como mão-de-obra o seu primeiro cultivador, o próprio índio nativo de toda aquela terra. Como meio de ‘’agradecimento’’ o escambo, troca de uma série de objetos aos índios, onde os mesmos devolviam o trabalho aos portugueses. O escambo, essa forma de comercializar o trabalho, nunca foi justa, pois o índio sempre trabalhava mais do querecebiam. Depois de alguns anos, a instalação de colônias no Brasil trouxe consigo as feitorias, o engenho, a exploração predatória e também os primeiros brasileiros (assim eram chamados aqueles que passaram a nascer no Brasil). O pau-brasil já não era fonte primeira de lucro, logo a produção do açúcar começou a ser comercializada, explorada livremente. A Coroa portuguesa passou ater sobre asterras brasileiras o monopólio comercial, onde toda e qualquer exploração era designada a Portugal.
À medida que o tempo passava o conflito entre portugueses e indígenas passou a crescer. Já estava difícil a convivência entre os mesmos. Os indígenas resistiam ao trabalho e o homem branco passou assim a usar a força, escravizando os índios, trazendo guerras e consequentemente a conquista de regiõesonde moravam alguns nativos, pois o homem branco, sempre teve mais recursos do que o índio.Passando-se algum tempo a expansão de europeus estava em crescimento no Brasil, com a chegada de grupos de imigrantes. O massacre sob os indígenas foi inevitável, aqueles que sobreviveram aos massacres foram confinados em reservas federais. Em meados do século XIX, o acesso aos dois oceanos favoreceu ocomercio internacional, o aumento ainda mais populacional provocando a expansão do mercado interno. Os meios de transporte se desenvolveram, a imigração europeia trouxe mão-de-obra qualificada e capitais estrangeiros ao páis. O surgimento de uma rica burguesia industrial e formação de uma classe operariam forte, bem organizada a elite rural ampliou seu poder e expandiu a escravidão. A dominação deterras, guerras pareciam estar apenas no começo. Depois de muito tempo, por volta do século XVIII, à exploração indígena, as guerras pareciam estar sanadas, em relação aos índios, logo veio a Independência do Brasil de Portugal, onde parecia estarem livres aqueles nativos da forma de trabalho forçado.

03

3. Histórico negativo.

Após esse breve relato, dos índios no Brasil, algunsacontecimentos que marcaram tristemente essa nação:

* Em 1500, o número de habitantes indígenas era de cinco milhões no Brasil. Com base nas estatísticas do IBGE nos estudos de 2000 à 2010, esse número caiu para 817 mil índios (01);
* Em 1997, o índio Galdino foi incendiado em uma parada de ônibus em quanto dormia (01);
* Em 2007, grupo de morados Arame (MA) invadiu uma aldeia indígena e...
tracking img