BISC Relatorio2011

20407 palavras 82 páginas
relatório 2011

relatório 2011

Apresentação

Esta nova edição da pesquisa BISC confirma a tendência, que vinha sendo observada nas pesquisas anteriores, de um envolvimento cada vez maior do setor privado na área social, revelado por uma trajetória ascendente dos investimentos sociais corporativos nos últimos quatro anos, a despeito de oscilações na conjuntura econômica desse período.
O volume dos recursos voluntariamente investidos pelas empresas em projetos que visam beneficiar as comunidades alcançou, em 2010, a expressiva cifra de R$ 1,6 bilhão. Somados aos recursos que o grupo destina a projetos sociais em decorrência de exigências legais ou contratuais, o total aplicado superou a casa dos R$ 2,3 bilhões.
Esses números reforçam a necessidade de continuidade às pesquisas que vêm sendo realizadas pela Comunitas, com vistas a reunir, analisar e divulgar informações e experiências que contribuam para a melhoria da qualidade desses investimentos. E é nessa linha que se enquadram duas iniciativas recentemente adotadas pela instituição. Uma, o “Mapeamento de Boas Práticas”, busca aprofundar o exame dos fatores que contribuíram para o sucesso de iniciativas sociais desenvolvidas pelos participantes do BISC, de modo a oferecer a oportunidade de todos se beneficiarem do intercâmbio dessas experiências. A outra cuida do desenvolvimento de indicadores de qualidade da gestão de projetos sociais e educacionais. Em ambos os casos, a intenção é contribuir para as atividades executadas pelos participantes e oferecer subsídios ao esforço de aperfeiçoamento e consolidação da responsabilidade social corporativa no Brasil.
A parceria com o CECP também é um importante instrumento de apoio ao esforço dos empresários brasileiros para melhorar o resultado dos recursos que destinam a projetos sociais. Ela propicia que o diálogo e a troca de experiências ultrapassem as fronteiras nacionais e se beneficie do conhecimento acumulado em outras partes do mundo.
Os fatos e os números

Relacionados