Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0S PRIMORDIOS DA ADMINITRAÇÃO
A história da Administração é um produto do século XX. Tem pouco mais de cem anos e constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas (pessoa que conduz negócios do governo) e empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo edivulgando suas obras e teorias. Sempre existiu no decorrer da história da humanidade alguma forma rudimentar de administrar as organizações, desde as mais simples até as mais complexas. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje , a sociedade dos países desenvolvidos, é uma sociedade pluralista de organização (existe várias), na qual a maior parte das organizações (produção de bens ouserviços) é confiada a organizações como: escolas e universidades, comércio, industrias, telecomunicações, serviços públicos etc, que precisam ser administradas para se tornarem eficientes e eficazes.
Em meados do século XIX, as organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, pequenas escolas, artesãos que trabalhavam independentes, e profissionais autônomos como – médicos,advogados e artistas que trabalhavam por conta própria – o lavrador, pequenos armazéns etc.
A partir do século XX a Administração passou por fases de desenvolvimento de notável inovação.

INFLUENCIA DOS FILOSOFOS
A Administração recebeu influência da Filosofia desde os tempos da antiguidade.
* Sócrates filósofo grego (470 a.C – 399 a.C), expõe em seu ponto de vista que a administração é umahabilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
* Platão (429 a.C – 347 a.C), filosofo grego,discípulo de Sócrates, analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos, em sua Obra, A República.
* Aristóteles (384 a.C – 322 a.C), discípulode Platão, Criador da lógica, distingue três formas de administração: Monarquia, aristocracia e democracia .
* Monarquia – governo de um só poder;
* Aristocracia – governo de uma elite;
* Democracia – governo do povo;
* Francis Bacon (1561-1626), filósofo e fundador da lógica moderna baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação em separar o que é experimental doque é acidental.
* René Descartes (1596-1650),filósofo, matemático e físico francês, em seu livro O Discurso do Método, qual descreve os preceitos do seu método filosófico, hoje denominado o método cartesiano, que serviu de fundamento para a tradição cientifica do ocidente. René, criou os Princípio da dúvida ou da evidência, Princípio da Análise, Princípio da Síntese e o Princípio daEnumeração:
* Princípio da dúvida ou evidência - Não aceitar como verdadeira coisa alguma se não souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro;
* Princípio da análise ou da evidência - Dividir e decompor cada dificuldade em tantas partes para que seja possível sua melhor resolução, separadamente;
* Princípio da Síntese ou decomposição - Conduzir ordenadamente pensamentos e raciocínio,começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para passarmos para os mais difíceis;
* Princípio da Enumeração ou da verificação – Consiste em fazer recontagem e verificações ,a fim de que se tenha certeza de que nada foi omitido ou deixado de lado.
* Thomas Hobbes (1588-1679) – filósofo político inglês, defende o governo absoluto em função de uma visãopessimista da humanidade. desenvolveu a teoria da origem contratualista do estado, segundo o qual o homem primitivo, vivendo em estado selvagem, passou lentamente à vida social, através de um pacto entre todos. O homem primitivo era um ser anti-social por definição, vivendo em guerra permanente com o próximo.
* Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) - desenvolveu a teoria do Contrato Social (um...
tracking img