Biotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biotecnologia

A biotecnologia é a tecnologia baseada na biologia, especialmente usada em agricultura, farmácia, ciência dos alimentos, ciências florestais e medicina. Desenvolve-se em um enfoque multidisciplinares que envolve várias disciplinas e ciências como biologia, bioquímica, genética,virología, agronomía, engenharia, física, química, medicina e veterinária entre outras. Tem granderepercussão na farmácia, a medicina, a microbiologia, a ciência dos alimentos, a mineira e a agricultura entre outros campos. Provavelmente o primeiro que usou este termo foi o engenheiro húngaro Karl Ereki, em 1919, quem a introduziu em seu livro Biotecnologia na produção cárnica e láctea de uma grande exploração agropecuária.

Aplicabilidade
A biotecnologia tem aplicações em importantes áreasindustriais como o são a atenção da saúde, com o desenvolvimento de novos enfoques para o tratamento de doenças; a agricultura com o desenvolvimento de cultivos e alimentos melhorados; usos não alimentares dos cultivos, como por exemplo, plásticos biodegradáveis, azeites vegetais e bicombustíveis; e cuidado médio ambiental através da bio remediação, como o reciclagem, o tratamento de resíduos e alimpeza de lugares contaminados por atividades industriais. Ademais se aplica na genética para modificar certos organismos.
Biotecnologia branca: também conhecida como biotecnologia industrial, é aquela aplicada a processos industriais. Um exemplo disso é o desenho de microorganismos para produzir um produto químico ou o uso de enzimas como catalisadores industriais, ou seja, para produzir produtosquímicos valiosos ou destruir contaminantes químicos perigosos (por exemplo, utilizando oxidorreductasas ). Também se aplica aos usos da biotecnologia na indústria têxtil, na criação de novos materiais, como plásticos biodegradáveis e na produção de bicombustíveis. Seu principal objetivo é a criação de produtos facilmente degradáveis, que consumam menos energia e gerem menos desperdícios durantesua produção. A biotecnologia branca tende a consumir menos recursos que os processos tradicionais utilizados para produzir bens industriais.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens da biotecnologia têm-se:
• Rendimento superior. Mediante os OGM o rendimento dos cultivos aumenta, dando mais alimento por menos recursos, diminuindo as colheitas perdidas por doença ou plagas bemcomo por fatores ambientais.
• Redução de pesticidas. A cada vez que um OGM é modificado para resistir uma determinada plaga se está a contribuir a reduzir o uso dos praguicidas associados à mesma que costumam ser causantes de grandes danos ambientais e à saúde.
• Melhora na nutrição. Pode-se chegar a introduzir vitaminas e proteínas adicionais em alimentos bem como reduzir os alergenos etoxinas naturais. Também se pode tentar cultivar em condições extremas o que auxiliaria aos países que têm menos disposição de alimentos.
• Melhora no desenvolvimento de novos materiais.
A aplicação da biotecnologia apresenta riscos que podem se classificar em duas categorias diferentes: os efeitos na saúde dos macacos que são os humanos e dos animais e as consequências ambientais. Ademais, existemriscos de um uso eticamente questionável da biotecnologia moderna.
Entre os riscos para o médio ambiente cabe assinalar a possibilidade de polinização cruzada, por médio da qual o pólen dos cultivos geneticamente modificados (GM) se difunde a cultivos não GM em campos próximos, pelo que podem se dispersar certas características como resistência aos herbicidas de plantas GM àquelas que não sãoGM. Isto que poderia dar lugar, por exemplo, ao desenvolvimento de maleza mais agressiva ou de parentes silvestres com maior resistência às doenças ou aos estresse abióticos, transformando o equilíbrio do ecossistema.
Outros riscos ecológicos surgem do grande uso de cultivos modificados geneticamente com genes que produzem toxinas inseticidas, como o gene do Bacillus thuringiensis. Isto pode...
tracking img