Biotecnologia No Diagn Stico E Terap Utica De Doen As

641 palavras 3 páginas
Biotecnologia no diagnóstico e terapêutica de doenças Introdução:
Este trabalho foi proposto na aula de Biologia pelo professor e consiste na abordagem da Biotecnologia no diagnóstico e na terapêutica de doenças. Foi-nos dado a escolher quatro temas, escolhemos este porque nunca desenvolvemos nada parecido e tínhamos curiosidade em saber mais

A biotecnologia consiste na manipulação de organismos, células ou moléculas biológicas com aplicações específicas.
O diagnóstico e a terapêutica de doenças constituem campos de aplicação da biotecnologia , nomeadamente através da imunoterapia, que permite amplificar ou dirigir a resposta imunitária, e da produção de substâncias, como antibióticos, esteróides, vitaminas e vacinas.
Biotecnologia:

• É a junção entre a engenharia e as ciências da vida;
• Pode ser aplicada no diagnóstico e terapêutica de doenças nomeadamente na Imunoterapia, e de forma particular na produção de anticorpos.

Importância dos anticorpos na biotecnologia aplicada à saúde:

Os anticorpos devido à sua elevada especificidade conseguem combater alguns antigénios. -A utilização de anticorpos permite: Reconhecimento de antigénios específicos mesmo quando presentes em quantidades reduzidas.
O ataque dirigido às células que apresentam antigénios específicos, o que acaba por aumentar a eficácia da terapêutica e reduzir eventuais adversos sobre outras células.

Biotecnologia e Anticorpos:

• Os anticorpos são reagentes altamente específicos, pelo que, podem ser usados como detectores de diversas estruturas químicas e biológicas;

• Os anticorpos produzidos pelo nosso organismo designam-se de anticorpos policlonais, uma vez que possuem vários determinantes antigénicos;

• Devido à sua diversidade molecular este tipo de anticorpos envolve riscos de rejeição e de desencadear uma resposta imunitária por parte do receptor.
Anticorpos policlonais
Estes anticorpos são um conjunto de anticorpos com diferentes especificidades, produzidos em

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas