Biossegurabca odontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. REVISÃO DE LITERATURA 4
2.1 Conceito de Biossegurança 4
2.2 Como fazer a biossegurança nos consultórios odontológicos e laboratórios de prótese 5
2.3 Fontes de Riscos na odontologia 7
2.4 Meios de esterilização, desinfecção, assepsia 8
2.5 Contaminações no consultório odontológico e laboratórios de próteses 11
3. DISCUSSÃO 15
4. CONCLUSÃO 19
5. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO

As doenças infecto contagiosas nos consultórios odontológicos e nos laboratórios de prótese constituem um grave problema de saúde pública que causam vários transtornos, tanto pelo seu alcance quanto pelos elevados custos que trazem a sociedade. O profissional de saúde e sua equipe necessitam estar conscientes dos riscos que correm no seu dia-a-dia se não foremtomadas as providências para que seu trabalho seja realizado com segurança. Os riscos com relação à infecção cruzada têm um significado particular nos consultórios de odontologia e outras instituições, onde há um grande número de profissionais e pacientes em um mesmo local, sendo imprescindível um sistema de supervisão eficaz no controle da higiene, normalmente difícil sob as condições habituaisde trabalho (FERREIRA, 1995).
Ao se realizar um trabalho protético forma-se um elo entre o cirurgião dentista, o paciente, o protético, bem como outros profissionais envolvidos na confecção de um trabalho. Isto pode contribuir para a disseminação de doenças infecto contagiosas conhecida como infecção cruzada. Existem vários meios de se prevenir contra esta contaminação e disseminação. Basta paraisto que sejam obedecidas as normas de biossegurança utilizando métodos eficazes de descontaminação, esterilização e o uso dos equipamentos de proteção individual associados ao conhecimento de todos os profissionais envolvidos (SANTOS, 2009)..
Contudo, muitos clínicos não tem conhecimento dos passos corretos de desinfecção e de que os laboratórios estejam desinfetando corretamente os moldes emodelos retornados ao consultório. A solução eficaz para tal situação é o uso de um método para desinfetar o molde e/ou modelo de gesso sem trazer alterações adversas sobre as propriedades físicas desejadas no modelo, além de ser, ao mesmo tempo, barato, confiável e de tempo de desinfecção conveniente (SANTOS; JORGE, 2001).
Este trabalho se justifica pela crescente preocupação com a transmissão dedoenças e microrganismos patogênicos presentes no sangue e na saliva que cada vez mais contaminam os profissionais da odontologia.
Diante do exposto o objetivo desse trabalho foi mostrar o conhecimento dos cirurgiões dentistas e técnicos em prótese dental sobre a infecção cruzada e se os mesmo realizam os procedimentos de biossegurança corretamente.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Conceito deBiossegurança

A Biossegurança é definida como a condição de segurança obtida por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde animal, humana, vegetal e o meio ambiente (TEIXEIRA; VALLE, 1996).
Biossegurança em Odontologia é o conjunto de processos adaptados no consultório com o objetivo de dar proteçãoe segurança ao paciente, ao profissional e toda sua equipe (LIMA; MINHOLO e ITO, 2000).
Ainda de acordo com a Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz.” A Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer asaúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos". As normas de biossegurança podem ser obtidas através da limpeza e remoção mecânica de sujeiras, tendo como objetivo a redução da carga microbiana, das matérias orgânicas e inorgânicas, mediante os métodos de esterilização, que incluiu um processo de completa destruição de todas as formas de microrganismos,...
tracking img