Eletricidade aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Eletricidade Aplicada
Experimento 6 - Correção de fator de potência
Autor: Romualdo Braga Alves da Silva
Matrícula: 10/47868



I.Introdução
Um circuito de corrente alternada(CA) tem a sua corrente e sua tensão variando em função do tempo. Por esse motivo podemos observar que a sua potência também varia de acordo com o tempo, pois a potência nada mais é do que uma relaçãosimples de multiplicação entre a corrente e a tensão P(t) = i(t) x v(t). Como tanto a tensão como a corrente, podem ser escritas na forma de funções seno e cosseno, consequentemente a potência tambémpode assumir a forma de funções seno e cosseno, lembrando sempre que uma função seno ou cosseno também pode ser simplificado na forma de fasores.
Dentre o conceito de potências de circuito alternadoexistem três tipos:
Potência ativa(P), que a potência referente à parte real, ela é dada por:
P=V×I×cos⁡θ
Sendo θ o ângulo entre a tensão e a corrente e chamado o cos θ de fator de potência.Potência reativa(Q), que a potência referente à parte imaginária, ela é dada por:
Q=V×I×sen⁡θ
Potência Aparente(N), que é o valor teórico de potência que é dado por:
N^2=P^2+Q^2

Existe uma maneira deaumentar o aproveitamento da potência de qualquer circuito, para fazer isso é necessária à correção do fator de potência. Esse processo condiz em manter a potência ativa do sistema e diminuir o ânguloθ, fazendo com que seu cosseno de θ aumente. Em um sistema resistivo indutivo para se realizar a correção do fator de potência, basta acrescentar um capacitor em paralelo com o sistema onde a suacapacitância será calcula por:
C= Q_c/ωV²
Onde
Q_c= Q_inicial-Q_final
II. Objetivo
Realizar a correção de fator de potência para 0,92 do circuito abaixo introduzindo bacos de capacitores no mesmo.Figura 1 – Circuito 1

III. Materiais
Foi utilizada a bancada do laboratório de Eletricidade Aplicada que contém:
Fonte de alimentação 220V ac;
Resistor 100R/300W; Indutor 300mH;...
tracking img