Bioss ntese do glicogê nio

1233 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Faculdade de Ciências da Saúde

Curso Bacharelado em Educação Física

BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

BIOSSÍNTESE DE GLICOGÊNIO APÓS O EXERCÍCIO

2º BIMESTRE

Aline Oishi Martins

R.A. 2921520230

Resumo 6

Biossíntese de Glicogênio após o exercício
A síntese de glicogênio muscular após o exercício ocorre em duas fases, que são distinguidas por dependerem da insulina e da cinética. Na primeira fase, a permeabilidade sarcolemal à glicose é alta . Essa fase ocorre imediatamente após o exercício e é independente da insulina. Na segunda fae, a concentração intracelular de glicogênio é quase normalizada e o consumo de glicose não é elevado na ausência de insulina, mas sua ação sim.
Tornou-se aparente que há aumento na utilização de glicogênio muscular, como fonte de energia com icremento na intensidade do exercício, e que a ocorrência de fadiga se observa em paralelo a sua depleção. De fato, se a única fonte de energia for o glicogênio muscular, o exercício físico moderado poderá depletá-lo em aproximadamente 90 minutos. Portanto o glicogênio é de fundamental importância para o desempenho físico.
A velocidade de síntese do glicogênio após o exercício é negativamente relacionada com a concentração de glicogênio, ou seja , a mais alta velocidade de sua síntese é observada durante as primeiras horas de recuperação.
A recuperação do glicogênio muscular também pode ocorrer durante o exercício se este for realizado em baixa intensidade.
Estudos com biopsia muscular obtiveram o valor de síntese de glicogênio de 0,7mmol/kg/min durante as fases iniciais de recuperação(30 minutos), quando a técnica utilizada foi a RMN com carbono 13 (C-RMN). A maior velocidade obtida ocorreu no grupo jejuado com glicogênio muscular inferior a 25%dos valores iniciais.
Outros trabalhos mostraram que a síntese de glicogênio nas fases de recuperação pós-exercícioé similar à velocidade de desaparecimento do lactato formadoe não

Relacionados