Bioplastia facial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO
ESTÉTICA E COSMÉTICO
ESTÉTICA APLICADA À CIRURGIA PLÁSTICA

ANAIRA RODRIGUES
CARLOS TAVARES
FABIANA RENATA
GEISA SOUZA
PATRICIA MACHADO

Recife
2012

BIOPLASTIA CORPORAL

ANAIRA RODRIGUES
CARLOS TAVARES
FABIANA RENATA
GEISA SOUZA
PATRICIA MACHADO

Trabalho apresentado à disciplina Estética aplicada à Cirurgia Plástica, para obtenção parcialda nota da AD1.

Recife
2012
Sumário

1. Apresentação
2. Definição
3. Tipos de Técnicas
3.1 Material Injetado
3.2 As Microcânulas que Injetam o Material
4. Aplicações da Bioplastia na Estética Facial
4.1 A Bioplastia que Realça a Beleza
4.2 A Bioplastia para Rejuvenescimento
4.3 A Bioplastia que Corrige
5. Substâncias Utilizadas na Bioplastia
6. Procedimentos Para Realização daBioplastia
7. Recomendações Pré e Pós Procedimento
8. Vantagens e Desvantagens da Bioplastia
8.1 Vantagens
8.2 Desvantagens
9. Fatores de Risco
10. Conclusão
Referências Bibliográficas

1. INTRODUÇÃO:
A bioplastia é hoje uma das técnicas brasileiras mais difundida, e que ganhou maior popularidade nas ultimas duas décadas. A teésnica consiste na injeção de um composto líquido chamadopolimetacrilato ou PMMA no tecido muscular do corpo com o fim de remodelamento.
Na década de 90, o médico americano Dr. Robert Ersek, desenvolveu um polímero biocompatível chamado Bioplastique e através dele desenvolveu a técnica de implantes para preenchimento subcutâneo. E em 1992 Dr. Almir Nacul, cirurgião plástico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conheceu este produto ecomeçou a explorar as possibilidades de uso do biomaterial chegando a desenvolver a técnica hoje conhecida como BIOPLASTIA e como sua própria técnica utilizou o PMMA- micro esferas de polimetil metacrilato em um plano mais profundo e até intramuscular. Desenvolveu microcânulas e materiais apropriados para cada uso, inclusive a Cânula de Nácul, que é uma cânula atraumática utilizada na anestesialocal da Face e do Glúteo. Ampliou também suas aplicações, desenvolvendo a experiência e as utilizações hoje disponíveis. (NACUL,2005).

2.OBJETIVO:
Mostrar a história da bioplastia, as técnicas e substâncias mais utilizadas neste procedimento estético, em quais áreas do corpo podem ser feitas o remodelamento através da técnica, suas vantagens e desvantagens, e os riscos existentes.

3.DEFINIÇÃO:
A bioplastia é definida como um tratamento não cirúrgico que atua na camada mais profunda da pele, distintamente aos demais procedimentos cutâneos. Esta é uma técnica minimamente invasiva, que visa o embelezamento corporal e facial, utilizando apenas anestesia local em ambiente ambulatorial, sem que o paciente necessite de internação hospitalar ou afastamento de sua rotina, apresentandoresultados imediatamente após o procedimento.( MURATA,2002)
Neste procedimento são utilizados implantes de material compatível e absorvível pelo corpo, introduzidos no organismo através de pequenos furos que não deixam cicatrizes perceptíveis. Estes são classificados como autólogos ou heterólogos, que por sua vez podem ser sintéticos, naturais ou mistos. O produto deve ser escolhido de acordo com oobjetivo pretendido, do local onde o implante será colocado e da experiência do profissional que irá realizar a bioplastia.(MURATA,2002).
O material mais comumente utilizado na bioplastia é o polimetilmetacrilato (PMMA). Este é um biomaterial derivado do petróleo que vem sendo utilizado na medicina desde 1945, como em próteses dentárias, implantes em costelas, cimento de ossos, lentes inter-oculares ematerial de reparo para cirurgia craniofacial. O PMMA é liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tem sido amplamente utilizado no Brasil. Esta substância é formada por esferas sólidas, lisas e de aproximadamente 50 µm de diâmetro. Estas esferas levam a um estímulo tecidual, provocando uma síntese de colágeno e tecido conjuntivo, resultando em um volume final similar ao...
tracking img