Biometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Ciências Médicas
Biometria
Professor: Heitor Evangelista

Seminário de Biometria



Tatiane Julio Agostinho
Junho/2011

Estudo de Regressão e Correlação
Resumo:

O objetivo deste trabalho foi comprovar, utilizando métodos estatísticos, a relação entre a cobertura de esgoto sanitário e a taxa de mortalidade pordiarréia em crianças com menos de 5 anos de idade.Da população diretamente afetada, as crianças nesta faixa etária são as que mais sofrem. Para verificar a correlação entre estas duas variáveis, foi calculado o coeficiente de correlação (r de Pearson) para cada região do Brasil, foram construídos gráficos como a reta de regressão, que analisou o comportamento dessas duas variáveis em função do tempo,o diagrama de dispersão, o gráfico Box and Whisker e o gráfico das medianas, em escala logarítmica, que relacionaram as duas variáveis.Todos os dados foram retirados do DATASUS e o período em que ocorreu a pesquisa feita pelo IBGE foi de 2000 a 2007. Todos os gráficos foram construídos no programa Excel.

Introdução:

A população brasileira produz, em média, 8,4 bilhões de litros de esgotopor dia. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, ou seja, apenas 36% do esgoto gerado nas cidades do país é tratado. O restante é despejado sem nenhum cuidado no meio ambiente, contaminando solo, rios, mananciais e praias do país inteiro, sem contar nos danos diretos que esse tipo de prática causa à saúde da população.As principais doenças relacionadas com a ausência de esgoto são ahepatite tipo A, a leptospirose e a diarréia.O soro caseiro que é uma das principais armas contra a diarréia, só faz o efeito desejado se a água utilizada no preparo for limpa.
A eficácia dos programas federais de combate à mortalidade infantil esbarra na falta de saneamento básico, que é responsável pela maioria dos casos de mortalidade por diarréia em crianças com menos de 5 anos. De acordo coma OMS e a UNICEF, as diarréias correspondem à segunda maior causa de óbitos da população infantil. Estima-se que, por ano, 1,5 milhão de crianças morrem por doenças diarréicas, provocadas, em grande parte, pela falta de acesso a saneamento básico e, além disso, essas doenças relacionadas à potabilidade de água e à precariedade de saneamento em crianças provocam a cada ano a perda de 443 milhõesde aulas.
Levando esses dados em consideração, a ONU – Organização das Nações Unidas – estabeleceu para o seu ODM – Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – as metas de reduzir em 2/3 a mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos, e à metade, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável segura e esgotamento sanitário até 2015.
Embora nosso país tenhamelhorado nos últimos anos, os seus indicadores encontram-se abaixo dos indicadores de países como a Jamaica. Enquanto temos os melhores desempenhos quanto ao abastecimento de água, registramos os piores dados em relação ao esgotamento.
A cobertura de saneamento básico no Brasil se expandiu lentamente no período de 2000 a 2007. Isto porque os municípios gastam os poucos recursos que dispõem em saúdecorretiva em vez de preventiva. Há um maior investimento no tratamento de doenças como diarréia, cólera e hepatite , enquanto os esgotos, focos de doenças, continuam impactando a saúde da população.
O desafio para o nosso país está principalmente na gestão do sistema de saneamento e na conscientização da população sobre seus direitos. Muitas vezes a população acaba se habituando à situaçãoprecária e passam a cobrar do governo outros serviços como asfaltamento e escolas, esquecendo-se da questão do abastecimento de água limpa.

Estudo de Correlação e Regressão
O comportamento conjunto de duas variáveis quantitativas pode ser medido pelo coeficiente de correlação (r de Pearson). A correlação entre duas variáveis pode ser observada por um gráfico denominado de diagrama de dispersão....
tracking img