biomedina escarro

2163 palavras 9 páginas
FACULDADE DE AMERICANA – FAM
BIOMEDICINA

RELATÓRIO DE AULA PRATICA
BK – ESCARRO

JESSICA
JULIANA

AMERICANA
2014

1 INTRODUÇÃO

A análise do escarro, espontâneo ou induzido, possibilita investigar a presença de microorganismos e de células malignasnos pulmões e brônquios, o exame de escarro é a primeira etapa diagnóstica da tuberculose, é um método econômico, seguro e eficiente. Segundo estudos o exame do escarro em breve poderá ser largamenteutilizado no diagnóstico de inflamações das vias respiratórias causadas por fumo ou doenças como asma e bronquite. O interesse dos clínicos pela análise do escarro de asmáticos iniciou-se há mais de100 anos, quando os espirais de Curschmann e os cristais de Charcot-Leyden foram descritos em associação à eosinofilia do escarro desses pacientes. Entretanto, a análise do escarro não se tornourelevante para decisões terapêuticas, diagnósticas ou mesmo para pesquisas de fisiopatologia até os últimos 15 anos.
O método de indução de escarro encontra-se hoje validado e padronizado, proporcionandouma forma segura e relativamente não-invasiva de coleta de material das vias aéreas inferiores (escarro). O exame da celularidade do escarro permite identificar a presença de inflamação (bronquite)eosinofílica, neutrofílica, a associação de ambas, ou a ausência de inflamação.

1 INTRODUÇÃO

A análise do escarro, espontâneo ou induzido, possibilita investigar a presença de microorganismos e de células malignasnos pulmões e brônquios, o exame de escarro é a primeira etapa diagnóstica da tuberculose, é um método econômico, seguro e eficiente. Segundo estudos o exame do escarro em breve poderá ser largamenteutilizado no diagnóstico de inflamações das vias respiratórias causadas por fumo ou doenças como asma e bronquite. O interesse dos clínicos pela análise do escarro de asmáticos iniciou-se há mais de100 anos, quando os espirais de Curschmann e os cristais de Charcot-Leyden foram descritos em

Relacionados