Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminaçõesem alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
Alguns pensavam que o curso teria tudo a ver com a Medicina. Outros, que seriam farmacêuticos em uma versão moderna. Ingressar em um curso de Biomedicina no Estado, há cerca de cinco anos, era uma dúvida.Afinal, quem seria este profissional?
Os anos se passaram, e o Centro Universitário Feevale lançou ano passado no mercado as duas primeiras turmas de biomédicos do Rio Grande do Sul. Desde então, o profissional, atuante na área de pesquisa e de análises clínicas, começa a ganhar espaço no mercado e a desmistificar rótulos e questionamentos ainda existentes.
- ? possível escolher a Biomedicina commais consciência, pois temos informações concretas sobre o curso. Na época que ingressei, pouco se conhecia - afirma a biomédica Graziela Schuh, 24 anos, egressa da segunda turma da Feevale.
Com a certeza de que gostaria de atuar na área laboratorial, mas indecisa sobre qual seria sua escolha no vestibular, a biomédica buscou na orientação profissional a resposta para suas dúvidas. Fez testesvocacionais e encontrou, em um guia de profissões, a Biomedicina.
- Me programei para fazer o curso em São Paulo, mas descobri que poderia fazê-lo no Estado - lembra.
A aposta de estudar em um curso inédito surtiu resultados imediatos para a carreira de Graziela. Durante a graduação, conciliava aulas e estudo extraclasse com um estágio no setor de genética clínica do Hospital de Clínicas de PortoAlegre. Nas férias, aproveitava a folga para colocar em prática a teoria em um laboratório de análises clínicas da Capital.
- A teoria é fundamental para a profissão e nos mostra como devemos atuar no mercado de trabalho - afirma.
Hoje, a biomédica comemora a colocação imediata no mercado de trabalho.
? responsável técnica do laboratório institucional de Biomedicina do Centro UniversitárioFeevale. O local conta com um fluxo pequeno de amostras e atende funcionários da instituição, projetos de extensão e um posto de saúde comunitário de Campo Bom. Na atividade, Graziela controla todo o fluxo laboratorial, verificando o funcionamento dos setores, controlando a entrada e a saída de amostras e assinando laudos das análises.
- O mercado está absorvendo os profissionais. A classe deprofissionais é nova, mas está mostrando trabalho - afirma a biomédica, que no ano que vem concluirá um mestrado em gestão tecnológica - qualidade ambiental.
( anelise.zanoni@zerohora.com.br )
A diferença entre as federais UFRGS - Com currículo dividido em oito semestres, o curso de Biomedicina da UFRGS é voltado para a área de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e saúde.
- O currículo oferecedisciplinas de anatomia, embriologia, ética, bioquímica, genética, entre outras. De acordo com o coordenador do curso, João Henrique Corrêa Kanan, como diferencial, o aluno é acompanhado por um professor, responsável por oferecer dicas e detalhes sobre o mercado de trabalho.
- No último ano de curso, há dois estágios obrigatórios: em pesquisa e monografia (nesta etapa o estudante desenvolve umprojeto de pesquisa), com duração mínima de seis meses, e um estágio curricular supervisionado.
- O estágio é o que vai definir a especialização do futuro profissional e pode ser escolhido entre quatro diferentes áreas: análise biomédica, pesquisas biomédicas (para quem quer se manter na pesquisa), análises ambientais (análise de material ambiental, ambientes hospitalares) e metodologia de...