Biomecanica

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Definição de Biomecânica:
1. Ciência que estuda a estrutura e função dos sistemas biológicos usando o conhecimento e método da mecânica.

2. Objetivos da Biomecânica.
Entender como o sistema locomotor funciona, otimização do movimento, otimização do gesto esportivo, prevenção de lesão, reabilitação.

3. Dados quantitativos e qualitativos.
Qualitativos: a execução é aavaliação subjetivamente com bases direta, a observação visual. Já no método quantitativo , a execução é observada por fotografia, cinematografia, eletromiografia, ou qualquer técnica de análise, e então é avaliada objetivamente com base nas medidas objetivas através dessas técnicas. Os profissionais das áreas esportivos (professores de educação física, técnico e atletas), são os profissionais quemais utilizam o método qualitativo. Este método baseia-se na simples observação visual.O método qualitativo, na sua forma mais completa, consiste em uma avaliação sistemática dos fatores que constituem o resultado da habilidade motora estudada.Já o método quantitativo é utilizado geralmente por pesquisadores, ocasionalmente por técnico esportistas, e raramente por professores de educação físicaSegundo Hall (1993), um analista bem - sucedido deve não somente conhecer a proposta do movimento que está sendo analisado, mas também reconhecer os fatores que contribuem para uma execução habilidosa do movimento.

4. Características mecânicas dos ossos.
Tensão: resistência a carga (estresse) ; Deformação: mudanças nas dimensões de acordo com a carga aplicada. Elasticidade.
Osso compacto:Maior rigidez e tensão menor será deformação. Osso esponjoso: Menor a rigidez e tensão maior será a deformação.

5. Características biomecânicas do osso.
Força e dureza; anisotrópico;viscoelástico;resposta elásticas; respostas plásticas, piezoeletricidade.
Força e dureza: dureza é capacidade de absorver energia sem romper (falhar). Se for absorvida energia em excesso com a sobrecarga, ocorreráruptura.
Anisotropia: tanto o osso compacto quanto o osso esponjoso apresentam diferentes respostas a cargas aplicadas em direções distintas.

Viscoelasticidade: o osso demonstra características subordinadas ao tempo ( mudanças nas propriedades mecânicas com índices alterados e duração das aplicações da carga). Materiais viscoelásticos se distendem vagarosamente sobre baixa carga e quanto maistempo for aplicada a carga mais eles se distendem, embora mais lentamente com acréscimo de tempo.
Respostas elásticas: quando submetido a uma carga o osso deforma-se aproximadamente 3% do seu comprimento para absorção de impacto e energia.

Repostas Plásticas: ao atingir o ponto de deformação , o osso atinge a região plástica onde ocorrem micro rupturas no tecido ósseo e o mesmo nãoretorna mais a sua forma original.

6. Histerese e curva carga e deformação.
Curva de carga e deformação:se a carga aplicada estiver dentro do alcance elástico, após ser removida nenhuma deformação acontecerá. Se a carga ultrapassar o ponto de cedência indo até o alcance da estrutura plástica,após ser removida resultara em uma deformação permanente.

7. Mecânica da Contração Muscular.Contração Reflexa; Contração tônica; Contração Isométrica; Contração Concêntrica; Contração Excêntrica.

Contração Isométrica: Contração muscular com produção de força sem alteração microscópica no ângulo da articulação.
Contração Concêntrica : Contração que ocorre encurtamento muscular. O movimento é feito contra a gravidade.
Contração Excêntrica: Contração que ativa o músculo mas ocorre umalongamento muscular. O movimento ocorre com a gravidade.

8. Produção de força muscular.
Relação comprimento x tensão: o ciclo alongamento-encurtamento é a união da função muscular em conjunto da absorção do impacto e a liberação de parte da energia oriunda desse impacto. Segundo Farley (1997), durante a parte de estiramento (fase excêntrica), há uma produção de trabalho negativo, no qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • BIOMECÂNICA
  • Biomecanica
  • Biomecânica
  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • biomecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!