Leitura das obras de bill viola e poliptico

443 palavras 2 páginas
O painel do Políptico de Strzegom nos mostra varias mulheres ao lado de Cristo, uma delas aquela que esta segurando em seu braço provavelmente é sua mãe Maria, vemos também dois homens talvez algum tipo de autoridade eles estão ao lado do corpo de Cristo que está em um túmulo no alto de um monte. A obra nos evoca duas visões simultâneas, de morte e de ressureição. Ao olharmos para o painel ficamos em duvida se o corpo está a sendo depositado ou retirado do túmulo. Mas cenário e a expressão no rosto das mulheres e no rosto de Cristo, e o fato do corpo esta sendo segurado nos pés por um homem nos leva a perceber que se trata de sua morte e que ele sendo depositado no túmulo.

O fresco de Masolino, Pietá, de 1424 mostra Cristo em um sepulcro uma pequena cisterna de mármore onde é segurado por Maria sua mãe, e S. João Envagelista . Ao fundo podemos ver uma cruz de madeira e um fundo azul, mas também nos leva a pensar, morte ou ressureição ?

Em 2002, Bill Viola produz “Emergence”- uma obra de arte em formato de vídeo inspirado na obra de Masolino,e nas obras religiosas dos séculos XV e XVI que retratavam a morte e ressurreição de Cristo assim como no painel do Políptico de Strzegom. O vídeo retrata a seguinte cena: duas mulheres estão sentados em cada lado de uma cisterna de mármore em um pequeno pátio. Onde esperam pacientemente em silêncio, de repente sua vigília é subitamente interrompida por uma premonição. A mulher mais jovem se vira e olha para a cisterna. Ela assiste incrédula, enquanto a cabeça de um jovem aparece e, em seguida, seu corpo sobe, derramando água sobre os lados e para fora na base e no chão do pátio. A água em cascata chama a atenção da mulher mais velha, e ela se vira para testemunhar o evento milagroso . Elas se levantam, atraídas pela presença crescente do jovem a mulher mais jovem o acaricia como se cumprimenta um amor perdido. Quando o corpo pálido do jovem atinge sua extensão máxima, ele engatinha e cai.

Relacionados