Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




Biomassa é um recurso energético renovável, porque é um recurso que não se esgota na Natureza e a sua renovação é permanente, ou seja, a Terra consegue produzi-lo a uma velocidade igual ousuperior ao consumo humano.
O termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos empregados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantiatotal de matéria viva presente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam desiguais.
A nível energético, a biomassa provém devárias matérias-primas:
Madeira (64%);
Resíduos Municipais Sólidos (24%);
Resíduos Agrícolas (5%);
Gases (5%);
Resíduos de produção alimentar, plantas, algas e outros (2%).
A biomassa naverdade, sempre foi utilizada pelo homem como combustível para produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico que se encontra presente num ecossistema, porém nem toda a produçãoprimária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Existem quatro formas de transformar a biomassaem energia: através da pirólise, da gasificação, da combustão e da co-cusbustão.
Portugal é constituído em 38% por floresta, sendo uma enorme fonte de materia-prima no campo da biomassa. Actualmenteexistem várias Centrais Térmicas que produzem energia através de biomassa, sendo duas delas a Central da Mortágua e a Centroliva. Este recurso é cada vez mais utilizado em Portugal, que segundo osdados dos “Balanços energéticos da DGEG” de 2011 a biomassa é a 3ª maior forma de energia utilizada em Portugal.
Algumas das vantagens e desvantagens:
Vantagens:

Baixo custo de aquisição;
Nãoemite dióxido de enxofre;
As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;
Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);
Menor risco...
tracking img