Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ouvimos a palavra biomas sem saber ao certo seu significado. Então este trabalho tem como objetivo além de dar o significado próprio da palavra, ampliar mais os conhecimentos.
Pois sabemos que nos dias de hoje entender sobre o Planeta que vivemos deixou de ser opção e passou ser uma obrigação. Isto por conta do número elevado de desmatamento, poluição e extinção de espécies quevem se agravando cada vez mais.
Então, entender como funciona cada bioma, compreender o espaço que ocupamos no mundo, é fundamental.
Espero que este trabalho seja esclarecedor. Pois, de uma forma completa, no entanto resumida, apresentei os principais conceitos de biomas.

BIOMAS
Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos devegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical noBrasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fito fisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais são semelhantes, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.
Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais,subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas. 

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral,zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias). 

BIOMA AQUÁTICO
Lagos, rios e mares constituem os biomas aquáticos. Esses biomas podem ser de água doce ou salgada. Além disso, as águas paradas, como dos lagos e lagoas,são conhecidas como águas lênticas. Já as correntes, como no caso dos rios, são denominadas águas lóticas. Vamos conhecer melhor esses biomas aquáticos.
A biosfera apresenta três porções bem nitidamente separadas, chamadas de biociclos:
Telassociclo
Formado pelos ecossistemas marinhos, que cobrem cerca de 70% da superfície. É o conjunto de todas as águas salgadas do planeta (mares e oceanos).Componentes do Telassociclo
Plâncton:
São seres que vivem na superfície da água, geralmente transportados passivamente pelo movimento das águas. O plâncton costuma ser dividido em fitoplâncton e zooplâncton.
A- Fitoplâncton (plâncton vegetal) — são algas representadas pelas. diatomáceas e dinoflagelados (pirrofitos).
B- Zooplâncton (plâncton animal) — são animais pertencentes aosprotozoários, muitas larvas de crustáceos, de peixes e outros.
Bentos:
Correspondem àqueles seres que vivem no fundo do mar, fixos ou movendo-se no fundo.
Os indivíduos fixos são chamados sésseis e são representados por muitos tipos de algas vermelhas, pardas e verdes, muitos animais como espongiários, corais etc.
Os animais que se movem no fundo são freqüentemente representados por equinodermos(estrelas-do-mar) e moluscos.
Nécton:
São os animais livres natantes, representados por peixes, polvos, mamíferos marinhos, tartarugas etc.

O Telassociclo quanto á luz
O oceano esta dividido em três zonas de profundidade, de acordo com a incidência luminosa:
Zona eufótica — de 0a 80 metros de profundidade. Zona rica em luz, portanto apresenta uma flora bem desenvolvida. Predomínio de animais...
tracking img