Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução- A distribuição dos alimentos sob forma de pirâmide foi adotada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, com o objetivo de orientar uma alimentação correta ebalanceada, facilitando a compreensão da população. Os principais objetivos da pirâmide alimentar antiga era obter o consumo variado de alimentos, com base na ingestão de carboidratos complexos, como pães,arroz, massas, etc).
Desenvolvimento: • A pirâmide alimentar visa demonstrar de forma objetiva como suprir as necessidades diárias de calorias e nutrientes de cada população, baseando-se em seusalimentos tradicionais. A antiga pirâmide, a seguir apresentada, havia sido adaptada à população brasileira, sugerindo o consumo de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30 % de gorduras e 10 a 15% de proteínas,quanto às calorias totais que deveriam ser ingeridas em um dia.
• A pirâmide antiga apresentava quatro níveis e estava dividida em oito grupos, sendo que na base, assim como no novo modelo,encontravam-se os alimentos que deveriam ser ingeridos em maior quantidade e, no topo, os alimentos que deveriam ser ingeridos em quantidades menores.
• Na base da pirâmide encontravam-se os carboidratoscomplexos (pães, massas, arroz, biscoitos), que são os alimentos responsáveis por fornecer energia; na segunda parte (debaixo para cima), encontravam-se as frutas e hortaliças, responsáveis pelo bomfuncionamento do organismo e prevenção de doenças; na terceira parte vinham as proteínas, constituídas por três grupos importantes: laticínios, leguminosas e carnes; os laticínios são fontes de cálcio, asleguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas) fornecem ferro, fibras e proteínas de origem vegetal, e as carnes são ricas em ferro e excelentes fontes de vitamina B12 e B6. No topo vinham as gorduras eos doces. • No entanto, o modelo incorporado na década de 90 foi apontado como prejudicial à saúde, no que se refere ao consumo de carboidratos complexos como base da dieta. Estudos revelaram que estes...
tracking img