Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hipérbole:
Ocorre hipérbole quando há exagero de uma idéia, a fim de proporcionar uma imagem emocionante e de impacto. Exemplo: "Rios te correrão dos olhos, se chorares!" (Olavo Bilac).

Ironia:Ocorre ironia quando, pelo contexto, pela entonação, pela contradição de termos, sugere-se o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir. A intenção é depreciativa ou sarcástica.Exemplo: "Moça linda, bem tratada, / três séculos de família, / burra como uma porta: / um amor." (Mário de Andrade).


Prosopopéia:
Ocorre prosopopéia (ou animização ou personificação) quando se atribuimovimento, ação, fala, sentimento, enfim, caracteres próprios de seres animados a seres inanimados ou imaginários. Exemplos: "... os rios vão carregando as queixas do caminho." (Raul Bopp)
Um friointeligente (...) percorria o jardim..." (Clarice Lispector)

Lítotes
consiste numa frase suavizada ou negativa para expressar uma afirmação. É o oposto da hipérbole. É uma figura de linguagem em queuma suavização é feita pela negação do contrário. Para que não se diga, por exemplo, que determinado indivíduo é burro, diz-se que é pouco inteligente, ou simplesmente que não é inteligente. Essecaso, que contém forte dose de ironia, chama-se "litotes". É bom que se diga que com a litotes a expressão não necessariamente se suaviza. Para que se diga que uma pessoa é inteligente, pode-se dizer quenão é burra: "Seu primo não é nada burro". Segundo o dicionário Aurélio a litotes é "modo de afirmação por meio da negação do contrário". Exemplos
Para dizer que uma pessoa canta bem: "Ela não cantamal".
Às vezes litotes é uma frase de depreciação. Ex.: "Éramos como gafanhotos aos nossos olhos".
A saudade não é nada triste

Eufemismo
é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveispara suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão. Exemplos:
Ele é desprovido de beleza. (Em lugar de feio)
Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu)
Ele entregou a alma...
tracking img