Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Rochas metamórficas (do grego meta “mudança”, e morfo, “formato”) é o terceiro maior grupo de rochas. Elas resultam da transformação de outras rochas pelos processos metamórficos que normalmente ocorrem sob a superfície da terra. Durante o metamorfismo, as rochas são sujeitas a calor suficiente, pressão e atividade dos fluidos para mudar sua composição mineral e/ou sua textura,formando, assim, novas rochas.
Essas transformações ocorrem em estado sólido, e o tipo de rocha metamórfica formada depende da composição e da textura originais da rocha, dos agentes do metamorfismo, e da quantidade de tempo que a rocha parental foi submetida aos efeitos do metamorfismo. As rochas metamórficas dominam os antigos núcleos de todos os continentes, mostrando-nos que os processosmetamórficos têm sido as forças significativas que moldam o nosso planeta.
1.1 Agentes metamórficos
Três agentes do metamorfismo são o calor, a pressão e a atividade do fluido. Durante o metamorfismo, a rocha original sofre mudanças para atingir o equilíbrio com seu novo ambiente. As mudanças podem resultar na formação de novos minerais e/ou em uma mudança na textura da rocha pela reorganização dosminerais originais. Em alguns casos, as mudanças são menores, e as características da rocha original podem ainda ser reconhecidas. Em outros casos, a rocha muda tanto que a sua identidade petrográfica original só pode ser determinada com grande dificuldade, isto é, se for determinado.
Além do calor, pressão e atividade fluida o tempo também é importante para o processo metamórfico. Reaçõesquímicas se processam em ritmos diferentes e, assim, requerem diferentes quantidades de tempo para se completar. As reações que envolvem silicatos são particularmente lentas e, em razão de a maioria das rochas metamórficas serem compostas de silicatos, considera-se que o metamorfismo é um processo geológico de longa duração.
O Calor é um grande agente importante do metamorfismo porque aumenta a velocidadedas reações químicas que podem produzir minerais diferentes daqueles da rocha original. O calor pode vir dos magmas intrusivos ou extrusivos ou resultar de rochas profundamente enterradas na crosta, tal como ocorre durante a subducção ao longo do limite convergente de placa.
Quando as rochas são intrudidas por corpos magnéticos, ficam sujeitas ao intenso calor do corpo intrusivo. O aquecimentomais intenso ocorre, normalmente, adjacente ao corpo magnético e, gradualmente, descreve com a distância da intrusão. O zoneamento metamórfico que se forma na rocha encaixante, adjacente a um corpo ígneo intrusivo, é característico e fácil de ser reconhecido, por causa das modificações texturais e mineralógicas que lhe são impressas.
Quando as rochas são enterradas, elas ficam sujeitas a uma pressãolitostática crescente; essa pressão, que resulta do peso das rochas sobrepostas, é aplicada igualmente em todas as direções. À medida que as rochas são submetidas á pressão litostática em profundidades crescentes, os grãos minerais dentro da rocha podem se tornar mais compactados. Sob essas condições, os minerais podem recristalizar-se, formar minerais menores e mais densos. Mas, sob outrascondições, os grãos minerais isolados podem sofrer recristalização e formarem cristais maiores, conhecidos como porfiroblastos.
Com a pressão litostática resultante do soterramento, as rochas podem também sofrer pressão diferencial. Nesse caso, as pressões não são iguais em todos os lados, e a rocha é consequentemente distorcida. Pressões diferenciais ocorrem normalmente durante a deformação associadacom a formação de montanhas e pode produzir texturas e formações metamórficas distintas.
1.2 Atividade do fluido
Em quase toda região de metamorfismo, a água e o dióxido de carbono (CO2) estão presentes em quantidades variadas ao longo das fronteiras dos grãos minerais ou na porosidade das rochas. Esses fluidos, que podem conter íons em solução, aceleram o metamorfismo pelo incremento na...
tracking img