Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A.  e  FIGUEIRA, Luiz Augusto P. A..Gestão estratégica da energia nucleoelétrica no Brasil: recursos e competências críticos para seu sucesso. Rev. adm.contemp. [online]. 2007, vol.11, n.spe1, pp. 55-76. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552007000500004.
Desde 1996, o setor elétrico brasileiro tem sofrido transformações em suaestrutura básica. Porém ainda há muito que fazer, por estar a matriz energética concentrada em uma só fonte, a hidráulica. Este artigo tem como objetivo propor um arcabouço analítico com ascompetências e os recursos fundamentais à gestão estratégica da exploração da energia nucleoelétrica no país. Compartilha os resultados de um estudo de caso da Eletrobrás Termonuclear - Eletronuclear,complementado por uma investigação documental de quatro outras empresas: duas geradoras brasileiras, Furnas e Chesf; e duas geradoras internacionais de energia núcleoelétrica, Exelon e Tvo. Para o estudode caso, os dados foram coletados de várias fontes e com diferentes meios: investigação documental/telematizada e dois levantamentos de percepções, com auxílio de questionário estruturado eentrevistas. Utilizou-se o método AHP,Analytic Hierarchy Process, para hierarquizar as categorias de recursos e competências identificadas, segundo a percepção dos participantes da pesquisa. Osresultados evidenciaram a ausência de um modelo de comercialização da energia nucleoelétrica no Brasil. Adicionalmente, proporcionaram subsídios para construir o arcabouço analítico em exame e formularações mais efetivas para seu desenvolvimento, considerando todos osstakeholders.
Resumo
PINTO, Adilson Luiz; IGAMI, Mery P. Zamudio  e  BRESSSIANI, José Carlos.Visibilidade e monitoramentocientífico na área nuclear e ciências relacionadas: uma perspectiva a partir da produtividade do IPEN-CNEN/SP. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 198-218. ISSN 1413-9936. ...
tracking img