Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO

Função:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.Coração
E uma câmara oca com quatro cavidades, e uma porção muscular. Tem a forma de um cone invertido, com o seu ápice voltado para baixo. A parede do coração consiste de três camadas distintas:
pericárdio (camada externa)
miocárdio (camada média muscular)
endocárdio (camada interna)
O coração é dividido em duas metades: esquerda e direita com quatro cavidades:
átriodireito e esquerdo, na parte superior
ventrículo direito e esquerdo, na parte inferior
Essas cavidades só se comunicam de cima para baixo, nunca lateralmente, porque o sangue arterial não pode misturar-se com o sangue venoso. Os átrios funciona como câmaras receptoras do sangue das várias partes do corpo; os ventrículos funciona como câmaras bombeadoras.
Átrio Direito
Constitui a porçãosuperior direita do coração. As veias cavas, superior e inferior desembocam no átrio direito trazendo sangue venoso do corpo todo exceto dos pulmões. O sangue do átrio direito fluirá para o ventrículo direito.
Ventrículo Direito
Constitui a porção direita inferior do coração. Sai do ventrículo direito a artéria pulmonar que leva o sangue venoso para os pulmões.
Átrio Esquerdo
Constitui aporção superior esquerda do coração. O átrio esquerdo recebe as quatro veias pulmonares que drenam o sangue arterial dos pulmões. O sangue flui do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.


Ventrículo Esquerdo
Constitui a porção esquerda inferior do coração. Sai pelo ventrículo esquerdo a artéria aorta que leva o sangue arterial para todo o corpo, exceto os pulmões.
Ciclo Cardíaco: ocoração exibe um ciclo rítmico definido de contração e relaxamento.
* Sístole - movimento e contração onde o coração expulsa o sangue de suas cavidades.
* Diástole - movimento de dilatação do coração onde o coração enche suas cavidades de sangue.
Estes movimentos são sincronizados: enquanto os átrios se enchem, os ventrículos se esvaziam e vice-versa.
Sistema de Circulação__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

SISTEMA HEMATOPOIÉTICO
* Glóbulos Brancos
Ao lado de milhões de hemácias, há cerca de 7 mil leucócitos ou glóbulos brancos, porém nem todos tem a mesma aparência, variando de forma e tamanho, porém todos estão relacionados a uma única função: a defesa do organismo contra agentesestranhos. Nessa função de defesa, cada um dos diferentes tipos de linfócitos agem de uma maneira específica. Os linfócitos são formados em diversos órgãos do corpo: medula vermelha, baço, timo.
* Glóbulos Vermelhos
São os eritrócitos, e também chamados de hemácias, dão cor ao nosso sangue. Isso ocorre porque tem pigmento vermelho denominado de hemoglobina. E como os eritrócitos...
tracking img