Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como o organismo humano é organizado estruturalmente?
Resposta: O corpo do ser humano é composto de variados níveis de organização estrutural que sempre estão ligados entre si. Começando com o nível químico, que são todas as substancias necessárias para manter a vida, Exemplo: Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, cálcio, potássio e o sódio. Os átomos combinam-se para formar moléculas,Exemplo: moléculas de proteína, carboidrato, vitamina e gordura, esta por sua vez forma o próximo nível de organização: o nível célula, elas são sanguíneas, nervosas e musculares. O próximo nível desencadeado é tecidual, este é formado de grupos celulares semelhantes, e juntas desenvolvem uma função em particular. Exemplo tecido conjuntivo, muscular, nervoso e epitelial, no entanto quandodiferentes tipos de tecido se uniram, eles formam o próximo nível, o orgânico, os órgãos são constituídos de dois ou mais tecidos diferentes, tem funções já especificadas e são bem visíveis de identificar, Exemplo: pulmão, cérebro, coração, fígado, estomago.
Portanto são exemplos de organismos organizados estruturalmente, o sistema cardiorrespiratório e do músculo esquelético.
2) O que é uma célula equais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
Resposta: Célula é a unidade básica funcional e estrutural de um ser vivo; Os dois tipos básicos de células são Procariontes: esta célula é pobre em membrana nuclear e organelas, apresentam apenas parede celular externo chamado membrana plasmática, tendo como função a proteção e controle de trocas de substancias com o meio em que vive;Célula Eucariótica tem um núcleo organizado e limitado pela membrana envoltório nuclear ou carioteca, esta célula é farta em membrana pois a mesma divide as células em compartimentos responsáveis por suas funções essenciais para a divisão e manutenção da célula.

3) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?
Água, Carboidrato,lipídios, proteína, ácidos nucleicos (RNA e DNA); A água é de fundamental importância para nos seres vivos, pois realiza todas as atividades metabólicas; Carboidratos este é considerado o fornecedor de energia necessárias para as reações metabólicas; Lipídios (gordura) desenvolve função na manutenção da temperatura corporal “isolante térmico”, possui função de reseva energética e estrutural e facilita aabsorção de vitaminas; Proteína desenvolve função de sustentação estrutural celular e dos tecidos de transporte, defesa e controle do metabolismo de contração e catalise de reações; Ácidos nucleicos tem função de armazenamento e transmissor de informações genéticas que estão ligadas ao controle de atividade celular.
4) Quais são os três grupos de carboidratos e quais suas funções? Caracterizecada um.
Monossacarídeos: carboidratos mais simples (açúcar) formados por blocos construtores, os monossacarídeos mais encontrados são glicose (açúcar), frutose ( açúcar de fruta) e galactose (açúcar do leite); Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos, os dissacarídeos mais encontrados são Sacarose (cana de açúcar, beterraba), lactose ( leite), maltose (cereais);Polissacarídeos moléculas formadas pela união de muitos monossacarídeos ( mais de 10) por meio de ligação glicosídicas, Exemplo: amido é polissacarídeo de reserva energética, formado por grande cadeia de unidade de glicose, encontrados em batata e mandioca.
5) Defina proteínas e diferencie proteína simples de proteína conjugada.
Proteína são compostos orgânicos de alto peso molecular, sãoformados pelo encadeamento de aminoácidos. A proteína simples é composta somente por aminoácidos, no entanto a composta tende a estar ligado a outros componentes, além dos aminoácidos, exemplo: glicoproteína: proteína ligada a carboidrato, etc.
6) Diferencie os dois tipos de ácidos nucléicos (DNA e RNA).
O DNA apresenta uma molécula longa, tem filamentos duplos, contem timina, o açúcar é...
tracking img