Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A cebola, tal como todos os seres vivos, passa por ciclos de crescimento e renovação celular. É um material fácil de obter e que possui zonas merismáticas, onde ocorre mitose, as células vegetais são maiores do que as células animais, tornando-se mais fácil visualizar o núcleo. Os meristemas são locais que estão em constante divisão e servem para o crescimento ou alongamentoda planta (cebola). Os meristemas apicais localizam-se na extremidade da raiz. As células merismáticas dividem-se por mitose, de modo a originar muitas células. Cada ciclo celular consiste numa mitose seguida de interfase. A mitose é o processo pelo qual uma célula se divide em duas iguais (que possuem o mesmo material genético). A mitose contem quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.Na prófase a membrana nuclear desintegra, os cromossomas condensam e começam a migrar para o centro da célula, os centríolos migram para os polos. Na metáfase os cromossomas atingem a máxima condensação e os centrómeros alinham no plano equatorial, formando a placa equatorial, os microtúbulos que saem dos centríolos ligam-se aos cromossomas, na zona dos centrómeros. Na anáfase os cromatídeos sãopuxados para os polos da célula (ascensão polar dos cromatídeos). Na telófase os núcleos formam-se de novo em volta de cada cromossoma, estes descondensam e os centríolos desintegram. Ao mesmo tempo que ocorre a telófase ocorre também a citocinese (divisão do citoplasma), que em células vegetais consiste na fusão de vesiculas membranares derivadas do Complexo de Golgi, na zona da placa equatorial,onde é sintetizada uma nova parede celular. Em células vegetais, como na cebola, não há centríolos, os microtúbulos que formam o fuso mitótico saem dos centros organizadores de microtúbulos. Entre cada mitose as células encontram-se em interfase (G1, S e G2). A fase G1 é uma fase de crescimento celular e formação de organitos celulares. Na fase S ocorre a replicação do ADN (ácidodesoxirribonucleico) e a duplicação dos centríolos. Em G2 a célula prepara-se para a divisão, continuando a crescer e a sintetizar mais biomoléculas. O objectivo da experiência é observar e identificar as várias fases da mitose, nos meristemas da cebola.

Material
* Ápices de raízes jovens de cebola
* Bisturi
* Água
* Papel de filtro
* Ácido clorídrico (solução a 5%)
* Vidro de relógio* Orceína acética
* Lamparina
* Microscópio óptico composto (M.O.C)
* Gobelé
* Lâminas
* Azul de metileno
* Lamelas

Procedimento

1. Mergulhou-se as raízes da cebola em água durante 3 dias;
2. Preparou-se os materiais necessários para a experiência;
3. Cortou-se 3 ápices de raízes de cebola com 2 mm de comprimento;
4. Colocou-se os ápices num vidrode relógio e adicionou-se 6 gotas de ácido clorídrico;
5. Aguardou-se 30 minutos;
6. Retirou-se as raízes que estavam em contacto com o ácido clorídrico e colocou-se numa lâmina;
7. Deitou-se 2 gotas de orceína acética e de azul de metileno sobre as raízes e colocou-se uma lamela;
8. Comprimiu-se a preparação, com a ajuda do dedo, de modo a esmagar os tecidos;
9. Passou-se alâmina sobre a chama da lamparina, com movimentos cuidadosos de modo a não carbonizar o material biológico;
10. Limpou-se, com papel de filtro, o excesso de corante;
11. Observou-se ao microscópio óptico;
12. Anotou-se (fotografando as observações) os resultados obtidos na ampliação 400x;
13. Por fim limpou-se e arrumou-se o material usado.

Resultados

Células em quatro Prófasesou em duas Telófases.
Células em quatro Prófases ou em duas Telófases.
Observam-se 4 núcleos, no entanto não é possível confirmar se são quatro células em Prófase ou duas células em Telófase.

Observam-se 4 núcleos, no entanto não é possível confirmar se são quatro células em Prófase ou duas células em Telófase.

Fig. 1 - Observação microscópica de células dos ápices da cebola, corados com...
tracking img