Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome comum:

Nome oficial: Giárdia lamblia

Giárdia

Ciclo de vida

A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio oscistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.

Sintomatologia

Doença diarréica causada por um protozoário Giardia intestinalis (mais conhecido como Giardia lamblia); nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar aperda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis. Normalmente não há invasão extraintestinal, porém, às vezes, os trofozoítos migram pelos condutos biliares ou pancreáticos e ocasionam inflamações. Algumas infecções são assintomáticas.

Plasmodium
A malária é transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles, uma doença crônica, onde a fêmea introduz seusovos que nada mais é, do que parasitas. O mosquito se reproduz em águas paradas de chuvas e só vive nas regiões de clima tropical, que tenham as temperaturas em média-alta e umidade.

Nome Comum: Malària

Nome Oficial: Plasmodium sp

Plasmodium

Em outras designações, e uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picadadp mosquito Anopheles.

Ciclo de vida
O ciclo de vida do Plasmódio inicia-se com a picada de uma pessoa por um mosquito fêmea do gênero Anopheles. Ele imediatamente antes de sugar o sangue dos capilares injecta pequena quantidade de saliva anticoagulante rica em Plasmódios na corrente sanguínea (só são necessários 10 para causar a infecção).
Assexuado
Os plasmódios estão na fase deesporozoíto, e chegam em menos de 30 min pela corrente sanguínea ao fígado, onde invadem os hepatócitos. Os esporozóitos dentro dos hepatócitos então transformam-se em esquizontes, maiores e multinucleares. Esses dividem-se por reprodução assexuada, gerando milhares (mais se forem P. falciparum, menos se outras espécies) de merozoítos, uma fase que dura seis dias (P.falciparum) ou algumas semanas (outrasespécies). São os merozóitos que invadem os eritrócitos (=hemácias=glóbulos vermelhos). No caso do P.falciparum todos os esquizontes se transformam em multidões de merozóitos, mas nas outras espécies alguns ficam dormentes no fígado, uma forma conhecida como hipnozoite, e a infecção pode reaparecer, mesmo se aparentemente curada, muitos anos depois (frequente em Portugal nos retornados de África,ainda hoje). Os merozóitos dividem-se assexuadamente no interior dos eritrócitos, até rebentarem, saindo a descendência e substâncias tóxicas para o sangue que vai infectar mais eritrócitos.
Sexuado
Alguns merozóitos tranformam-se em formas sexuais após meiose. As formas sexuais (macrogametas e microgametas) são aspiradas por novo mosquito Anopheles quando este pica a pele. No estômago do mosquitoo microgameta sofre exflagelação e funde-se com o macrogameta, gerando um zigoto. Este diferencia-se em oocineto, uma forma móvel, que atravessa a parede do estômago e se aloja na membrana basal, quando diferencia-se em oocisto, onde desenvolvem-se e dividem-se em milhares de esporozoítos estourando o oocisto e migrando para as glândulas salivares do inseto, de onde invadem um novo hóspedehumano. Podem exisitir muitos oocisto no estômago do Anopheles, mas os danos causados a parede do estômago quando os oocistos eclodem não parecem ter efeito negativo na longevidade do mosquito.

Sintomatologia
Após ter adquirido a doença, a pessoa começa apresentar alguns sintomas. O principal deles é a febre. O doente começa sentir muito frio, seguido de fases de extremo calor. Estas febres são...
tracking img